TRABALHANDO AS VARIAÇÕES DE SENTIDO DO VERBO DAR NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Maria Renilda Rodrigues Leal RAMOS, Maria Auxiliadora Ferreira LIMA

Resumo


Este estudo discute a importância sobre a abordagem da polissemia no ensino de língua portuguesa na perspectiva de uma semântica construtivista, analisando o funcionamento do verbo dar no português brasileiro (PB), suas contribuições semânticas para produção do sentido dos enunciados por meio do papel que exerce nas diferentes situações de uso em integração com os cotexto/contexto com base na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). A partir dessas análises, propomos promover uma reflexão, buscando práticas didáticas que contribuam na exploração do sentido no ensino de língua portuguesa.    

Palavras-chave


TOPE; Enunciados; Verbo dar; Ensino; Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Intercâmbio está indexada em:

        

Catálogo de Bibliotecas:

ISSN 2237-759X

A Intercâmbio e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/intercambio. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/intercambio.