Trabalhando as variações de sentido do verbo dar no contexto da sala de aula

Autores

Palavras-chave:

TOPE, Enunciados, Verbo dar, Ensino, Língua Portuguesa.

Resumo

Este estudo discute a importância sobre a abordagem da polissemia no ensino de língua portuguesa na perspectiva de uma semântica construtivista, analisando o funcionamento do verbo dar no português brasileiro (PB), suas contribuições semânticas para produção do sentido dos enunciados por meio do papel que exerce nas diferentes situações de uso em integração com os cotexto/contexto com base na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). A partir dessas análises, propomos promover uma reflexão, buscando práticas didáticas que contribuam na exploração do sentido no ensino de língua portuguesa.    

Biografia do Autor

Maria Renilda Rodrigues Leal Ramos, Universidade Federal do Piaui

Sou mestra na área de Linguística pela Univesidade Federal do Piauí_ UFPI- PI.   Apresentei a defesa de minha dissertação em 30/04/2021. Sou professora do Ensino Fundamental - Anos finais na Prefeitura Municipal de Teresina-PI. Já trabalhei quatro semestres no curso de Letras- Português na UESPI-PI.

Sou graduada em Letras-Português  e bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piaui- UESPI. Tenho três especializações; 1 em Ensino Superior; 2 em Supervisão Escolar; 3 em Direito do Trabalho.

Maria Auxiliadora Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

2021-05-28

Como Citar

Ramos, M. R. R. L., & Lima, M. A. F. (2021). Trabalhando as variações de sentido do verbo dar no contexto da sala de aula. Intercâmbio, 48. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/51915

Edição

Seção

Artigos