A escrita no Ensino Médio

uma proposta para apreensão e domínio da linguagem

Autores

Palavras-chave:

Linguagem, Escrita, Enunciado, Desenvolvimento linguístico

Resumo

Este artigo refere-se à escrita de enunciados do gênero artigo de opinião e objetiva averiguar o desenvolvimento linguístico que ocorre nos alunos em atividade no ato de escrever. O fundamento teórico é a teoria da Filosofia da Linguagem, cuja linguagem é social, dinâmica e evolutiva no tempo e no espaço. A pesquisa envolveu sete alunas do Ensino Médio, em que demostramos e discutimos como os enunciados escritos foram se formando e ganhando substância linguística e de conteúdo. Como resultado, indica-se o desenvolvimento da escrita como ação que contribui para a expansão do domínio da expressão escrita dos envolvidos no processo.

Biografia do Autor

Moisés José Rosa Souza, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – (2020). Mestrado em Educação (2015); Especialização em Língua Portuguesa (2002) e Graduação em Letras (1999), pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. E-mail: moisesjoserosasouza@hotmail.com

Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Pós-Doutorado pela Universidade de Évora, Portugal (2007). Doutorado em Educação (1996); Mestrado em Educação (1991) e Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1978). E-mail: dagobertobuim@gmail.com

Melissa Velanga Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO / Universidade Federal de Rondônia, UNIR

Licenciada em Letras/Português pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com Pós-Graduação "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Santo André, e Mestrado Acadêmico em Letras/Português pela Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. Trad. Angela Maria da Silva Corrêa (et al). São Paulo: Contexto, 2018.

ANTUNES, Irandé. No meio do caminho tinha um equívoco: gramática, tudo ou nada. (p. 115-121). In BAGNO, Marcos, (Org.) Linguística da Norma, 3. ed. - São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ANTUNES. Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BAJARD, Élie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.

COLELLO, Sílvia de Mattos Gasparian. A escola que (não) ensina a escrever. 2ª ed. Revisada. São Paulo: Summus, 2012.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

GARCEZ, Lucília. Técnicas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015a.

GERALDI, João Wanderley. Ancoragens – estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015b.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. São Paulo: Mercado das Letras, 1996.

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural: infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.

PONTOS de Vista: Caderno do Professor: orientação para a produção de textos / [Equipe de produção: Ana Paula Severiano, Egon de Oliveira, Eliana Gagliardi, Heloísa Amaral]. São Paulo: Cenpec – Coleção da Olimpíada, 2019. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/especial-artigo-de-opiniao. Acesso em 25 julho de 2019, às 14h32min.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

ROCHA, Regina Braz da Silva Santos. O ensino da escrita argumentativa na perspectiva dialógica. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 199-218, Jan./Jun. 2012.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: uma abordagem de Bakhtin. (p. 152-183). In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-Roth, Désirée (orgs.). Gêneros: teorias, métodos. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

VOLÓCHINOV, Valentin. A Construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

Souza, M. J. R., Arena, D. B., & Moreira, M. V. (2021). A escrita no Ensino Médio: uma proposta para apreensão e domínio da linguagem. Intercâmbio, 49, 65–87. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/52868

Edição

Seção

Artigos