A prática on-line de língua inglesa vivenciada como uma prática social
um referencial de design
Palavras-chave:
ensino-aprendizagem de língua inglesa, Design Educacional Complexo, aprendizagem on-line, Google ClassroomResumo
Sabe-se que a expansão da comunicação via Internet alterou as formas de interação social (CASTELLS, 2003) e que o uso de tecnologia digital pode ou não trazer contribuições para a educação já que a tecnologia em si é neutra (COPE; KALANTZIS, 2017). Compreendendo a importância de potencializar o uso de tecnologia e de promover práticas de inglês que possam ser vivenciadas como práticas sociais, este artigo visa apresentar uma alternativa de design, o Design Educacional Complexo (FREIRE, 2013), descrever elementos de uma oficina desenvolvida e realizada segundo esse design e trazer algumas das percepções dos participantes da pesquisa.Referências
ARAUJO, J.; LEFFA, V. Conectando os autores na rede. In: ARAUJO, J.; LEFFA, V. (org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola, 2016. p. 9-16.
BOHN, H. I. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. cap.3, p. 79-98.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. cap. 4, p. 98-114.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Conceptualizing e-Learning. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (org.). e-Learning ecologies: principles for new learning and assessment. New York: Routledge, 2017. cap. 1, p. 1-45.
COSTA, S. L. V. Oficina on-line complexa como extensão da sala de aula de inglês: percepções e construções. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2018.
COSTA, S. L. V. Redes digitais de aprendizagem e complexidade no ensino-aprendizagem on-line de inglês. Revista Geadel, v. 1, p. 58-71, 2020.
FREIRE, M. M. Complex educational design: a course design model based on complexity. Campus-Wide Information System, Vol. 30, N. 3, 2013. p. 174-185.
FREIRE, M. M.; SÁ, C.F. Design Educacional Complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V. et al. (org.). Tecnologias e ensino de línguas [recurso eletrônico]: uma década de pesquisa em linguística aplicada. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 88-108.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 74 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
LEFFA, V. Redes sociais: ensinando línguas como antigamente. In: ARAÚJO, J.; LEFFA, V. (org.). Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola, 2016. p. 137-153.
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria A.S. Dória. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Editora Sulina, 2005b.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015b.
MURIANA, M. B; COSTA, S. L .V. Inglês à mão: Prática online de língua inglesa em tempos de distanciamento social. Matraga, v. 28, n. 53, 2021. p. 234-247
SPONSELLER, A. C.; WILKINS, M. Investigating the impact of topic selection control on writing fluency. Hiroshima Studies in Language and Language Education, v.18, 2015. p. 141-152.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Solange Lopes Vinagre Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.