O acesso à língua espanhola e a necessidade de fortalecer o plurilingualismo na escola brasileira

Autores

Palavras-chave:

Ensino de espanhol, Multilinguismo, Escola brasileira

Resumo

A aprovação da Lei 11.16 /2005, a chamada “Lei do Espanhol”, seguida de sua revogação com a Lei 13.415/2017, que propõe apenas o inglês como oferta obrigatória nas escolas brasileiras, é um exemplo de movimentos de inclusão e de exclusão da língua espanhola nas instituições de ensino brasileiras. Tendo em vista esse retrocesso educacional, neste artigo trazemos uma análise crítica e reflexiva sobre o ensino do espanhol, especialmente considerando o que diz respeito ao plurilinguismo presente, de alguma forma, em documentos oficiais para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (BRASIL, 1996) e a Lei 11.161 (BRASIL, 2005).

Biografia do Autor

Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta III do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Letras - Língua Espanhola do DLE / CAPF / UERN. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (PosLA-UECE). Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais para a comunicação, letramentos na web e Educação a Distância (EaD).

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Publicado

2022-04-27

Como Citar

Carvalho, T. L. de. (2022). O acesso à língua espanhola e a necessidade de fortalecer o plurilingualismo na escola brasileira. Intercâmbio, 49, 149–165. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/53930

Edição

Seção

Artigos