Investigando ideologias linguísticas sobre o “falante nativo” em um livro didático local de inglês uma análise de base documental

Uma análise de base documental

Autores

Palavras-chave:

ideologias linguísticas, falante nativo, livro didátido local

Resumo

Na contemporaneidade, as misturas linguístico-identitárias tornam-se cada vez mais latentes, dificultando a delimitação de uma língua a uma determinada comunidade. Dessa forma, faz-se necessário pensar em uma linguística das práticas e dos contatos em oposição a uma linguística das comunidades (MOITA LOPES, 2013). Entendendo essas necessidades, o grupo de pesquisa do qual fiz parte na escola federal onde atuei como professora substitua de inglês por dois anos, desenvolveu um projeto de ensino de língua inglesa pensando seu lugar na contemporaneidade. O presente estudo, qualitativo interpretativista e de base documental, parte integrante desse projeto, focaliza a análise das quatro primeiras seções de leitura do livro didático It fits 8, destinado ao 8º ano do Ensino Fundamental II. O principal objetivo é observar de que maneira o material parece “refletir” e “refratar” (Vólochinov, 1929 [2017]) a figura do dito falante nativo e como, consequentemente, posiciona o aluno que o utiliza em relação à língua inglesa. Fez-se necessária essa análise para que possíveis adaptações do material pudessem ser propostas ou até mesmo para que pudéssemos pensar sobre a viabilidade de produzirmos o nosso próprio material didático.  A fim de alcançar os objetivos propostos, me debruço sobre os seguintes pressupostos teórico-metodológicos: ideologias linguísticas sobre a língua inglesa e sobre o falante nativo, livros didáticos (locais) para o ensino de inglês, e PNLD. A análise, embasada por alguns dos macrocritérios para a análise de livros didáticos (TILIO, 2016), aponta para a potencialização da episteme do falante nativo de inglês como o objetivo a ser alcançado pelos aprendizes brasileiros, o que acabou indicando a necessidade da produção de um material próprio que desconstruísse o ideal do falante nativo e incentivasse os usos criativos da língua.

Biografia do Autor

Mariana Nunes Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mariana é Doutoranda em Linguística Aplicada, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Mestra pelo mesmo Programa. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português/Inglês também pela UFRJ. Mariana tem mais de 10 anos de experiência como professora de inglês nos mais variados contextos educacionais, tendo atuado também como professora de Português para falantes de outras línguas em Mississippi. Além da experiência em sala de aula, Mariana possui experiência em elaboração de material didático, tendo atuado como elaboradora de conteúdo de coleções didáticas publicadas pela Editora Richmond.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Monteiro, M. N. . (2021). Investigando ideologias linguísticas sobre o “falante nativo” em um livro didático local de inglês uma análise de base documental: Uma análise de base documental. Intercâmbio, 49, 41–64. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/54142

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Artigos