A direção do tratamento quando as palavras estão fora de lugar

supervisão e desdobramentos terapêuticos em um caso de transtorno de linguagem na infância

Autores

Palavras-chave:

linguagem infantil, transtorno de linguagem, psicanálise, interdisciplinaridade

Resumo

A clínica com crianças convoca continuamente o fonoaudiólogo a rever sua prática quando mediante seu repertório teórico-clínico o tratamento não avança. Nestes momentos, a supervisão possibilita circular sentidos construindo novas articulações, desencadeadas pela escrita e escuta do seu dito. Esse dispositivo favorece olhar criticamente a condução do tratamento, colocando ideias em nova ordem. A desordem foi o mote da supervisão do caso apresentado, no qual as palavras estavam “fora de lugar” e a criança não encontrava interlocutores que apostassem em seu lugar de falante. A supervisão proporcionou novos manejos que pudessem conduzir Daniel a um lugar construtor de narrativas.

Biografia do Autor

Cristal Rebouças Carvalho Braga, Universidade Federal do Pará

Fonoaudióloga graduada pela Universidade da Amazônia - Unama (2004). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2021). Possui duas especializações: (1) Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre & FADERGS (2017) e, (2) Teoria Psicanalítica pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra (2011). Realizou Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com Ênfase em Fonoaudiologia Neonatal pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Fonoaudiologia - CEPEF (SP) e Formação Avançada do Tratamento de Bebês no Conceito Neuroevolutivo Bobath pelo Centro de Estudos e Reabilitação Neurológica - CERN (RJ). Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia. Participou do Curso teórico-prático França-Brasil: Atuação com bebês de 0 a 3 anos com seminários realizados em instituições francesas através do Instituto Langage ( SP). Possui experiência clínica em Fonoaudiologia Neonatal, Atendimento Pais-Bebês, Estimulação Precoce, Transtornos do Desenvolvimento Infantil, Dificuldades alimentares e Clínica da Linguagem.

Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Instituto Travessias da Infância, Centro Lydia Coriat

Fonoaudióloga, Doutura em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP; docente no Instituto Travessias da Infância/Lydia Coriat - SP.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Braga, C. R. C., & Baptista, M. G. G. (2022). A direção do tratamento quando as palavras estão fora de lugar: supervisão e desdobramentos terapêuticos em um caso de transtorno de linguagem na infância. Intercâmbio, 51, e57725. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57725

Edição

Seção

Artigos