Articulações entre Fonoaudiologia Clínica e Psicanálise

quando os sons e silêncios podem ter muito a dizer

Autores

  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Izabella Paiva Monteiro de Barros Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e57732

Palavras-chave:

aquisição de linguagem, psicanálise, clínica fonoaudiológica, direção do tratamento, interdisciplina

Resumo

Tradicionalmente, atrasos na aquisição e no desenvolvimento da linguagem são motivos comuns para justificar a busca pelo trabalho de um fonoaudiólogo. Por outro lado, a busca pelo psicanalista costuma ser tardia, devido ao desconhecimento/dificuldade dos pais em reconhecerem possíveis entraves na constituição subjetiva de seus filhos. Diante da importância do olhar interdisciplinar para a realização do diagnóstico diferencial e tratamento integral das dificuldades de fala e linguagem, este trabalho visa a incrementar o debate acerca do caráter intersubjetivo da linguagem, esperando contribuir para a des-patologização das manifestações de particularidades subjetivas na primeira infância.

Biografia do Autor

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora associada 4, docente do departamento de Saúde da Comunicação Humana, atuando no ensino de linguagem na infância e no adulto do curso de Fonoaudioloiga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Izabella Paiva Monteiro de Barros, Universidade Federal do Pará

Pós doutoranda do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). Psicóloga clínica e Psicanalista, atua em consultório particular em parceria com outros profissionais e instituições. É também pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq do Projeto "Dispositivos de intervenção na escolarização de crianças com entraves na estruturação psíquica" (FAPESP 20/04490-6). Entre 2018 e 2020 atuou como Pesquisadora colaboradora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). É doutora (2010) e mestre (2004) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Na área acadêmica, é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2023-02-27

Como Citar

Souza, A. P. R. de, & Barros, I. P. M. de. (2023). Articulações entre Fonoaudiologia Clínica e Psicanálise: quando os sons e silêncios podem ter muito a dizer. Intercâmbio, 53. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e57732

Edição

Seção

Artigos