ARTICULATIONS BETWEEN CLINICAL SPEECH THERAPY AND PSYCHOANALYSIS

WHEN SOUNDS AND SILENCES CAN HAVE A LOT TO SAY

Authors

  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Izabella Paiva Monteiro de Barros Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e57732

Keywords:

language acquisition, psychoanalysis, speech therapy clinic, treatment direction, interdisciplinary

Abstract

Traditionally, delays in language acquisition and development are known as job demands for the speech therapist. On the other hand, the search for a psychoanalyst is usually late, due to the parents' lack of knowledge/difficulty in recognizing possible obstacles in the subjective constitution of their children. In view of the importance of an interdisciplinary approach to the differential diagnosis and comprehensive treatment of speech and language difficulties, this work aims to increase the debate about the intersubjective character of language, hoping to contribute to the de-pathologization of the manifestations of subjective particularities in early childhood.

Author Biographies

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora associada 4, docente do departamento de Saúde da Comunicação Humana, atuando no ensino de linguagem na infância e no adulto do curso de Fonoaudioloiga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Izabella Paiva Monteiro de Barros, Universidade Federal do Pará

Pós doutoranda do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). Psicóloga clínica e Psicanalista, atua em consultório particular em parceria com outros profissionais e instituições. É também pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq do Projeto "Dispositivos de intervenção na escolarização de crianças com entraves na estruturação psíquica" (FAPESP 20/04490-6). Entre 2018 e 2020 atuou como Pesquisadora colaboradora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem da Universidade de São Paulo (PSA-USP). É doutora (2010) e mestre (2004) em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicanálise pelo Laboratório Sujeito e Corpo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999). Na área acadêmica, é professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

References

ARANTES, L. Impasses na distinção entre produções desviantes sintomáticas e não sintomáticas. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. (orgs.). Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006.

BARROS, A. T. M. C. Fala inicial e prosódia: do balbucio aos blocos de enunciados. 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

BARROS, I. Quase tudo virou autismo: uma reflexão sobre os desdobramentos do diagnóstico precipitado. In: BATISTA, J.; GUIDUGLI, S. (Orgs.) Psicologia da Saúde e Clínica: Conexões Necessárias. Curitiba: Appris, 2019. p. 65-80.

BENVENISTE, E. A natureza dos pronomes-for Roman Jakobson, Mouton & Co. 1956. In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1988. p. 277-283.

BENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. Journal de psychologie, jul-set, 1958, P.U.F. In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1988. p. 285-293.

BENVENISTE, E. Semiologia da língua. (Semiótica, La Haye, Mouton & Co, v. I, p. 1-12 e v. II, p. 127-135, 1969). In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989. p. 43-67.

BERGÈS, J.; BALBO, G. Psicoterapias de crianças, crianças em psicanálise. Porto Alegre: CMC, 2010.

BRAGA, C. R. C.; BARROS, I. P. M. Indicadores APEGI: notícias de entraves na constituição psíquica em um caso de atraso de fala. Estilos da Clínica (no prelo).

CARDOSO J. F. Princípios de análise enunciativa na clínica dos distúrbios de linguagem. Tese (Doutorado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

CAVALCANTE, M. et al. Sincronia gesto-fala na emergência da fluência infantil. Estudos Linguísticos, v. 45, n. 2, p. 411-26, 2016.

FARIA, M. R. Introdução à psicanálise de crianças: o lugar dos pais. São Paulo: Toro Editora, 2016.

FERRARI, A. Sintoma da criança: atualização do processo constitutivo parental? Tempo Psicanalítico, Rio de Janeiro, v. 44, n.2, p. 299-319, 2012.

FREUD, S. Projeto para uma psicologia científica. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1990, p. 385- 529. (Trabalho original publicado em 1895).

FREUD, S. Os chistes e suas relações com o inconsciente. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 11-219. (Trabalho original publicado em 1905).

JERUSALINSKY, A. Gotinhas e comprimidos para crianças sem história: uma psicopatologia pós-moderna para a infância. In: JERUSALINSKY, J.; FENDRIK, S. (orgs.). O livro negro da psicopatologia contemporânea. São Paulo: Via Lettera, 2011. p. 231-242.

KAMERS, M.; MARIOTTO, R.M. M.; VOLTOLINI, R. Por uma (nova) psicopatologia da infância e da adolescência. São Paulo: Escuta, 2015.

LACAN, J. Nota sobre a criança. In: LACAN, J. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (Trabalho original publicado em 1969).

LACAN, J. O seminário: o sinthoma (Livro 23), Rio de Janeiro, Zahar, 2007. (Trabalho original publicado em 1975-1976).

LACAN, J. O seminário: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. (Livro 11). Rio de Janeiro, Zahar, 2008. (Trabalho original publicado em 1964).

LACAN, J. O seminário: de um discurso que não fosse semblante (livro 18). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. Trabalho original publicado em 1971).

LEMOS, C. T. G. Uma crítica (radical) à noção de desenvolvimento na Aquisição de Linguagem. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. (orgs.) Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2006. p. 21-32.

LIER-DEVITTO, M. F. Patologias da linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas”. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. (orgs.) Aquisição, patologias e clínica de linguagem. São Paulo: EDUC, FAPESP, 2006.

MELO, A. F. Clínica com infans: efeitos de linguagem no primeiro ano de vida. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. XLIX, p. 138-147, 2022. LAEL/PUCSP. ISNN 2237-759X. DOI: https://doi.org/10.23925/2237.759X.2021V49.5604.

PEREIRA, M. R. L.; FREIRE, R. M.. A fala holofrásica de uma adolescente: relato de caso. Revista CEFAC, v. 16, n. Rev. CEFAC, 2014 16(6), nov. 2014.

SILVA, C. L. C. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. Campinas: Pontes, 2009.

SOUZA, A. P. R. A interpretância na articulação corpolinguagem na clínica de bebês. In: KUPFER, M. C. M.; SZEJER, M. (orgs.). Luzes sobre a clínica e o desenvolvimento. São Paulo: Instituto Langage, 2017, p. 205-218.

SOUZA, A. P. R. Instrumentos de avaliação do bebê: desenvolvimento, psiquismo e linguagem. São Paulo: Instituto Langage, 2020.

SOUZA, A. P. R. A clínica fonoaudiológica de linguagem de crianças pequenas e seus familiares. Santa Maria, Editora da UFSM, 2022, (ebook).

SOUZA, A. P. R.; FLORES, V. N. A passagem de locutor a sujeito como efeito do processo de apropriação na clínica da infância: estudo de um caso. In: BUSNEL, M.C.; MELGAÇO, R.G. (org). O bebê e as palavras: uma visão transdisciplinar sobre o bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2013. p. 185-200.

SURREAUX, L. M. Linguagem, sintoma e clínica em clínica de linguagem. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

WILES, J. M.; FERRARI, A. G. Clínica nos bastidores: o trabalho com os pais na clínica psicanalítica com crianças. Psicol. clin., Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 103-119, 2015. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652015000200006&lng=pt&nrm=iso. acessos em 20 mar. 2022.

VORCARO, A. M.R. A clínica fonoaudiológica e psicanalítica com crianças que não falam. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 15, n.2, p.265-287, 2003.

VIDAL, E; VIDAL, M. Política do autismo. Revista Letra Freudiana, nº 50. 2017.

ZORNIG, S. A criança e o infantil em Psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000.

Published

2023-02-27

How to Cite

Souza, A. P. R. de, & Barros, I. P. M. de. (2023). ARTICULATIONS BETWEEN CLINICAL SPEECH THERAPY AND PSYCHOANALYSIS: WHEN SOUNDS AND SILENCES CAN HAVE A LOT TO SAY. Intercâmbio, 53. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e57732

Issue

Section

Artigos