Livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio

análise da didatização do gênero escolar texto dissertativo-argumentativo

Autores

  • Lezinete Regina Lemes Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis https://orcid.org/0000-0001-5290-8406
  • Giovana dos Santos Ribeiro Universidade Federal de Rondonópolis
  • Elizangela Patrícia Moreira da Costa Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Livros didáticos de Língua Portuguesa, Ensino Médio, Didatização, Produção textual, Gênero escolar texto dissertativo-argumentativo

Resumo

Neste artigo, objetivamos refletir alguns aspectos sobre a didatização do texto dissertativo-argumentativo como um gênero escolar, a partir das propostas de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012 e 2015. Para tal, a análise está fundamentada na teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin e do Círculo. Metodologicamente, o corpus foi constituído das seções dedicadas à produção de texto em três volumes das coleções de livros selecionadas. Os dados demonstraram que o tratamento didático realizado pelos autores para o gênero escolar dissertativo-argumentativo está, em certa medida, ligado ao domínio da estrutura, embora tenhamos encontrado atividades que possibilitassem o domínio do gênero, levando em conta o contexto de produção, circulação e recepção.

 

Biografia do Autor

Lezinete Regina Lemes, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis

Professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis. Coordenadora Local do Relendo Bakhtin de Rondonópolis e do Programa Tutoria de Língua Portuguesa.

Giovana dos Santos Ribeiro, Universidade Federal de Rondonópolis

Especialista em Libras e Educação Especial pela Faculdade Única (2020). Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). É professora de Português da Educação Básica e corretora de redação em curso preparatório para vestibulares. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2017-2018) e da Residência Pedagógica (2019)

Elizangela Patrícia Moreira da Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2016) (CNPq), com
estágio-sanduíche na Universidade do Porto - Portugal (CAPES), Mestre em Estudos de Linguagem
pela UFMT (2011), Licenciada em Letras pela UFMT (1995). É Professora Adjunta do Departamento
de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato
Grosso - UNEMAT. Atua nas áreas da Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, principalmente, nos
temas: Linguagem e discurso, Ensino-aprendizagem de leitura, letramento, verbo-visualidade e livros
didáticos de Língua Portuguesa

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Publicado

2022-08-15

Como Citar

Lemes, L. R., Ribeiro, G. dos S. ., & Costa, E. P. M. da . (2022). Livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio: análise da didatização do gênero escolar texto dissertativo-argumentativo. Intercâmbio, 51, e57741. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/57741

Edição

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Artigos