Livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio
análise da didatização do gênero escolar texto dissertativo-argumentativo
Parole chiave:
Livros didáticos de Língua Portuguesa, Ensino Médio, Didatização, Produção textual, Gênero escolar texto dissertativo-argumentativoAbstract
Neste artigo, objetivamos refletir alguns aspectos sobre a didatização do texto dissertativo-argumentativo como um gênero escolar, a partir das propostas de duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2012 e 2015. Para tal, a análise está fundamentada na teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin e do Círculo. Metodologicamente, o corpus foi constituído das seções dedicadas à produção de texto em três volumes das coleções de livros selecionadas. Os dados demonstraram que o tratamento didático realizado pelos autores para o gênero escolar dissertativo-argumentativo está, em certa medida, ligado ao domínio da estrutura, embora tenhamos encontrado atividades que possibilitassem o domínio do gênero, levando em conta o contexto de produção, circulação e recepção.
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