Um modelo teórico do gênero redação do ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e58147

Palavras-chave:

modelo teórico de gênero, gênero textual redação do ENEM, ENEM

Resumo

Ao elaborar um modelo teórico de um gênero textual, segundo os preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo, é possível conhecer as suas características regulares, definidas por especialistas e as que formam os aspectos sociocomunicativos, discursivos e linguísticos-discursivos. Nesse sentido, este artigo apresenta um modelo teórico do gênero textual redação do ENEM a partir da análise de exemplares do gênero que alcançaram a nota máxima, relacionando-a com as orientações constantes na cartilha do participante e discorrendo sobre as principais mudanças do exame nos últimos anos.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UENP. Pesquisadora do Grupo de pesquisa “Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas (CNPQ/UENP).

Carla Aparecida Nunes de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Licenciada em Letras com habilitação em Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA-2004). Especialização em Língua Inglesa e Literatura (FAFIJA - 2006). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2017). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná(PPGEN/UENP - 2022). Atualmente cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Tecnologias Educacionais EAD pela Universidade Estadual de Londrina (ELPTED/UEL 2022). Professora pertencente ao quadro próprio da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, atuando nas disciplinas de Português e Inglês. Atua também como tutor presencial nos cursos de Segunda Habilitação de Espanhol, Especialização no Ensino de Língua Portuguesa e Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública pela UENP(Universidade Estadual do Norte do Paraná) em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa/CNPq "Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas" (DIALE).Temas de interesses: Tecnologias na educação, Redação do ENEM, Design Instrucional e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Striquer, M. dos S. D., & Souza, C. A. N. de. (2023). Um modelo teórico do gênero redação do ENEM. Intercâmbio, 53, e58147. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e58147

Edição

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Artigos