A Clínica de Linguagem voltada para as questões de escrita

Autores

  • Flávia Rodrigues Andrade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lúcia Maria Guimarães Arantes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-5982-1100

Palavras-chave:

linguagem, escrita, clínica de linguagem, fonoaudiologia

Resumo

Este artigo discute a clínica fonoaudiológica voltada para os impasses na escrita de crianças a partir da perspectiva da Clínica de Linguagem, proposta do Grupo de Pesquisa CNPq "Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem", coordenado por Lier-DeVitto e Arantes (LAEL/PUCSP). Considerando que esta perspectiva se destaca como diferencial no campo fonoaudiológico, este artigo tem como objetivo investigar o modo como esta abordagem incide sobre as questões de escrita. Para isso, será apresentado um recorte de uma dissertação de mestrado em que são apresentados fragmentos clínicos de pesquisadoras pertencentes à referida linha de pesquisa. A partir deste recorte, pretende-se tecer considerações teoricamente orientadas sobre o sintoma na escrita.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Guimarães Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e foi , também , Chefe do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica ( 2015-2017) FACHS- PUCSP, é, também, professora do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos ds Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem, avaliação de linguagem aquisição e patologias da linguagem.

Referências

ANDRADE, F. R. Reeducar ou clinicar? Perspectivas teóricas e direções clínicas da atuação fonoaudiológica voltada para as dificuldades de leitura e escrita. 2021. 123p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP - São Paulo. 2021.

ARANTES, L. M. G. Diagnóstico e Clínica de Linguagem. 2001. 182p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP - São Paulo, 2001.

ARANTES, L. M. G. Impasse nas produções desviantes sintomáticas e não sintomáticas. In: LIER DE VITTO, M. F.; ARANTES, L. (organizadoras), Aquisição, Patologia e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC, p. 219 – 226, 2006.

ARANTES, L. M. G. & FONSECA, S. C. Efeitos da escrita na Clínica de Linguagem, In: LIER-Devitto, M. F. ARANTES, L. (organizadoras). Faces da Escrita: Linguagem, Clínica, Escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, p. 117-140. 2011.

BOSCO, Z. Aquisição da escrita: a relação sujeito e linguagem em questão. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 52, n. 1, Campinas-SP, p.163-176. 2010. DOI: 10.20396/cel.v52i1.8637208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637208. Acesso em: 23 jul. 2020.

CATRINI, M. A Marca do Caso: Singularidade e Clínica de Linguagem. 2005. 100p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP - São Paulo. 2005.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição de linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin. Recife: Editora da Universidade Estadual de Pernambuco, v. 03, 1982, p.97-126.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição da escrita: Algumas questões. In: ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP. Mercado das Letras, p. 7-18, 1998.

FONGARO, A. E. M. Manifestações sintomáticas na escrita e a clínica de linguagem. 2009. 109 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP– LAEL, São Paulo, 2009.

FRAGELLI, I. K. Z. Sintomas na escrita. In: formação de profissionais e a crianca-sujeito, 7., 2008, São Paulo. Proceedings online. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100038&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 01 Feb. 2022.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 9ª ed. Cultrix, São Paulo. 1977.

LIER-DEVITTO, M. F. Abordagem de falas sintomáticas: sobre a condição intervalar da clínica de linguagem entre a linguística e a psicanálise. In: SILVEIRA, E. M. (org.). As bordas da linguagem. 1ed.Uberlândia, EDUFU, p. 57-67, 2011a.

LIER-DEVITTO, M. F. Falas sintomáticas: fora de tempo, fora de lugar. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 47, n. 1/2, p. 143–150, 2011b. DOI: 10.20396/cel.v47i1/2.8637278. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637278. Acesso em: 15 abr. 2022.

LIER-DEVITTO, M. F. Patologias de Linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas. In: LIER-DE VITTO, M. F, ARANTES, L. (organizadoras). Aquisição, Patologia e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC, p.183-200, 2006.

LIER-DEVITTO, M. F. & ANDRADE, L. 2011. A abordagem do erro na fala e na escrita: aquisição, alfabetização e clínica, Anais do XIII SILEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Uberlândia, v.2, n.2, 2011, p. 1-13.

LIER-DEVITTO, M. F. & ANDRADE, L. Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. Revista Estilos da Clínica. São Paulo. Vol. XIII. nº 24. junho, 2008, p. 54-71.

LIER-DEVITTO, M. F. & ARANTES, L. Incidências da novidade Saussureana no Interacionismo e na Clínica de Linguagem. Revista Estudos em Letras. v. 1, n. 1. jul. - dez. 2020, p. 65-76.

POMMIER, G. Nascimiento y renascimento de la escritura. Buenos Aires: Nueva Visión, 1999.

POMMIER, G. O. A história da escrita e a aprendizagem de cada criança. In LIER DEVITTO, M. F. & ARANTES L. Faces da Escrita – linguagem, clínica, escola. Mercado de Letras, São Paulo, p. 17-32. 2011.

SANTOS, R. V. Impasses do aluno com a escrita no ensino fundamental. 2008. 108 p.

Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP – LAEL, São Paulo, 2008.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 279p, 2006.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Andrade, F. R., & Arantes, L. M. G. . (2022). A Clínica de Linguagem voltada para as questões de escrita. Intercâmbio, 50, e58276. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58276

Edição

Seção

Artigos