The Language Clinic focused on writing issues

Authors

  • Flávia Rodrigues Andrade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Lúcia Maria Guimarães Arantes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-5982-1100

Keywords:

language, writing, language clinic, speech therapy

Abstract

This article discusses speech-language pathology assistance aimed at children's writing impasses from the perspective of the Language Clinic, proposed by the Research Group Acquisition, Pathologies and Language Clinic, coordinated by Lier-DeVitto and Arantes at LAEL/PUCSP. Considering that this perspective stands out as a differential in the field of speech therapy, this article aims to investigate the way in which this approach affects writing. For this, an excerpt from a master's dissertation will be presented in which clinical fragments of researchers belonging to the aforementioned line of research are presented. From this clipping, we intend to make theoretically oriented considerations about the symptom in writing.

Author Biography

Lúcia Maria Guimarães Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e foi , também , Chefe do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica ( 2015-2017) FACHS- PUCSP, é, também, professora do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos ds Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem, avaliação de linguagem aquisição e patologias da linguagem.

References

ANDRADE, F. R. Reeducar ou clinicar? Perspectivas teóricas e direções clínicas da atuação fonoaudiológica voltada para as dificuldades de leitura e escrita. 2021. 123p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP - São Paulo. 2021.

ARANTES, L. M. G. Diagnóstico e Clínica de Linguagem. 2001. 182p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP - São Paulo, 2001.

ARANTES, L. M. G. Impasse nas produções desviantes sintomáticas e não sintomáticas. In: LIER DE VITTO, M. F.; ARANTES, L. (organizadoras), Aquisição, Patologia e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC, p. 219 – 226, 2006.

ARANTES, L. M. G. & FONSECA, S. C. Efeitos da escrita na Clínica de Linguagem, In: LIER-Devitto, M. F. ARANTES, L. (organizadoras). Faces da Escrita: Linguagem, Clínica, Escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, p. 117-140. 2011.

BOSCO, Z. Aquisição da escrita: a relação sujeito e linguagem em questão. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 52, n. 1, Campinas-SP, p.163-176. 2010. DOI: 10.20396/cel.v52i1.8637208. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637208. Acesso em: 23 jul. 2020.

CATRINI, M. A Marca do Caso: Singularidade e Clínica de Linguagem. 2005. 100p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP - São Paulo. 2005.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição de linguagem e seu dilema (pecado) original. Boletim da Abralin. Recife: Editora da Universidade Estadual de Pernambuco, v. 03, 1982, p.97-126.

DE LEMOS, C. T. G. Sobre a aquisição da escrita: Algumas questões. In: ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP. Mercado das Letras, p. 7-18, 1998.

FONGARO, A. E. M. Manifestações sintomáticas na escrita e a clínica de linguagem. 2009. 109 p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP– LAEL, São Paulo, 2009.

FRAGELLI, I. K. Z. Sintomas na escrita. In: formação de profissionais e a crianca-sujeito, 7., 2008, São Paulo. Proceedings online. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100038&lng=en&nrm=abn>. Acesso em: 01 Feb. 2022.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. 9ª ed. Cultrix, São Paulo. 1977.

LIER-DEVITTO, M. F. Abordagem de falas sintomáticas: sobre a condição intervalar da clínica de linguagem entre a linguística e a psicanálise. In: SILVEIRA, E. M. (org.). As bordas da linguagem. 1ed.Uberlândia, EDUFU, p. 57-67, 2011a.

LIER-DEVITTO, M. F. Falas sintomáticas: fora de tempo, fora de lugar. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 47, n. 1/2, p. 143–150, 2011b. DOI: 10.20396/cel.v47i1/2.8637278. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637278. Acesso em: 15 abr. 2022.

LIER-DEVITTO, M. F. Patologias de Linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas. In: LIER-DE VITTO, M. F, ARANTES, L. (organizadoras). Aquisição, Patologia e Clínica de Linguagem. São Paulo: EDUC, p.183-200, 2006.

LIER-DEVITTO, M. F. & ANDRADE, L. 2011. A abordagem do erro na fala e na escrita: aquisição, alfabetização e clínica, Anais do XIII SILEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Uberlândia, v.2, n.2, 2011, p. 1-13.

LIER-DEVITTO, M. F. & ANDRADE, L. Considerações sobre a interpretação de escritas sintomáticas de crianças. Revista Estilos da Clínica. São Paulo. Vol. XIII. nº 24. junho, 2008, p. 54-71.

LIER-DEVITTO, M. F. & ARANTES, L. Incidências da novidade Saussureana no Interacionismo e na Clínica de Linguagem. Revista Estudos em Letras. v. 1, n. 1. jul. - dez. 2020, p. 65-76.

POMMIER, G. Nascimiento y renascimento de la escritura. Buenos Aires: Nueva Visión, 1999.

POMMIER, G. O. A história da escrita e a aprendizagem de cada criança. In LIER DEVITTO, M. F. & ARANTES L. Faces da Escrita – linguagem, clínica, escola. Mercado de Letras, São Paulo, p. 17-32. 2011.

SANTOS, R. V. Impasses do aluno com a escrita no ensino fundamental. 2008. 108 p.

Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP – LAEL, São Paulo, 2008.

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 279p, 2006.

Published

2022-06-23

How to Cite

Andrade, F. R., & Arantes, L. M. G. . (2022). The Language Clinic focused on writing issues. Intercâmbio, 50, e58276. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58276

Issue

Section

Artigos