O brincar na clínica com crianças

considerações a partir da Clínica de Linguagem

Autores

  • Paola Lurian Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Francisca Lier-Devitto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

brincar, clínica com crianças, fonoaudiologia

Resumo

O brincar, atividade indispensável na clínica com crianças, contempla formas plurais de entendimento, a depender da posição teórica assumida pelo clínico. Este trabalho traz a problemática das aplicações irrefletidas de teorias da Psicologia do Desenvolvimento, feitas no campo fonoaudiológico, assumindo a Clínica de Linguagem como fundamento teórico. Para discutir a questão da interdisciplinaridade vigente no campo da Fonoaudiologia, articulada a discussão do brincar na clínica com crianças, autores da Psicologia do Desenvolvimento foram visitados. Piaget (1951) e Vygotsky (1991) assumem o brincar como habilidade cognitiva e como caminho para o desenvolvimento da criança e da linguagem e tem presença nas atuações clínicas fonoaudiológicas com crianças. Este trabalho, portanto, apresenta e discute as abordagens teóricas que fazem parte da clínica fonoaudiológica com crianças, com um olhar crítico guiado pela proposta da Clínica de Linguagem. Ainda, propõe que, para a Clínica de Linguagem, o brincar é texto e dispositivo de mudança no espaço clínico com crianças.

Biografia do Autor

Paola Lurian Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2016). Especialização em Recursos Estruturados e Estratégias Clínicas no Autismo pela Faculdade Pólis Civitas (2020). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (2021)

Maria Francisca Lier-Devitto , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora titular no Departamento de Linguística da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUCSP. Pesquisadora CNPq. Líder do grupo de pesquisa Aquisição, Patologias e Clinica de Linguagem. Membro do Serviço de Patologias da Linguagem (SPL) na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), onde esta na coordenação do Centro de atendimento afásico (CAAF) e do projeto Entrelaços de Atendimento a crianças com dificuldades na relação com a linguagem e no laço social.

Referências

ANDRADE, L. Ouvir e escutar na constituição da clínica de linguagem. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003.

ANDRADE, L. "Captação" ou "captura" - considerações sobre a relação do sujeito à fala. In: LIER-DEVITTO, M. F.; ARANTES, L. M. G. (Org.). Aquisição, Patologias e Clínica de Linguagem, 1ª ed. São Paulo: EDUC, FAPESP, p. 201-218, 2006.

ARANTES, L. M. G. O fonoaudiólogo esse aprendiz de feiticeiro. Fonoaudiologia: no sentido da linguagem, 2ªed., São Paulo: Cortez, p.23-38, 1994.

BAGAROLLO, M. F. et al. O brincar de uma criança autista sob a ótica da perspectiva histórico-cultural. Revista Brasileira de Educação Especial, 2013.

DE LEMOS, C. T. G. A Sintaxe No Espelho. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), Campinas, v. 10, p. 12-28, 1986.

DE LEMOS, C. T. G. Los processos metafóricos y metonímicos como mecanismos de cambio. Substratum. Barcelona, Meldar, 1992.

DE LEMOS, C. T. G. Das vicissitudes da fala da criança e de sua investigação. Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, 41-69, 2002.

FLESLER, A. A psicanálise de crianças e o lugar dos pais. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

LANDI, R. Sob efeito da afasia: a interdisciplinaridade como sintoma nas teorizações. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2000.

LIER-DE VITTO, M. F. A constituição do interlocutor vocal. Dissertação de Mestrado, São Paulo, 1983.

LIER-DE VITTO, M. F. Os monólogos da criança: "delírios da língua". Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1994.

LIER-DE VITTO, M. F. Novas contribuições da lingüística para a fonoaudiologia. Distúrbios da Comunicação, v. 7, n. 2, 1995.

LIER-DE VITTO, M. F. Sobre a interpretação. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), Campinas, v.29, p.9-15, 1996.

LIER-DE VITTO, M. F. Reformulação ou ressignificação? Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), Campinas, v.33, p.51-60, 1998.

LIER-DE VITTO, M. F. As margens da Linguística. Relatório de, 2000.

LIER-DE VITTO, M. F. Sobre o sintoma-déficit de linguagem, efeito da fala no outro, ou ainda...?. Letras de hoje, v. 36, n. 3, 2001.

LIER-DE VITTO, M. F. Questions on the normal-pathological polarity. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 12, n.1, p. 169-186, 2002.

LIER-DE VITTO, M. F. Patologias da linguagem: subversão posta em ato. In: LEITE, N. V. A. (Org.). Corpolinguagem; gestos e afetos, 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras edições e Livraria Ltda., v. 1, p. 233-246, 2003.

LIER-DE VITTO, M. F. Sobre a posição do investigador e a do clínico frente a falas sintomáticas. Letras de Hoje, v. 39, n. 3, 2004.

LIER-DE VITTO, M. F. (2005) Falas sintomáticas: fora de tempo, fora de lugar. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 47, n. 1/2, p. 143–150, 2011.

LIER-DE VITTO, M. F. Patologias da linguagem: sobre as “vicissitudes de falas sintomáticas”. Aquisição, patologias e clínica de linguagem, 47- 60, 2006.

LIER-DE VITTO, M. F.; FONSECA, S. C. Linguística, aquisição de linguagem e patologia: relações possíveis, restrições obrigatórias. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.36, n.3, p.433-440, 2001.

LIER-DeVITTO, M. F.; FONSECA, S. C. Hesitações e pausas como ocorrências articuladas aos movimentos de reformulação. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 54. Campinas, Editora da UNICAMP, p. 67-80, 2012.

MARCOLINO-GALLI, J.; LIER-DEVITTO, M. F. Repetição sintomática na fala de afásicos. Intercâmbio. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. ISSN 2237-759X, v. 43, 2020.

MONTICELLI, G. S. C. O brincar e a aquisição de linguagem de crianças com autismo: possibilidades do processo terapêutico-fonoaudiológico. Tese, 2015.

PIAGET, J. Mastery Play. In: Play - its role in development and evolution, 1951.

PIAGET, J. Symbolic Play. In: Play - its role in development and evolution, 1951.

SCHUELL, H. Afasia en Adultos según Schuell. Diagnóstico, Prognóstico y Tratamento. Editorial Panamericana. 1964.

SPINA-DE-CARVALHO, D. C. Clínica de linguagem: algumas considerações sobre interpretação. Tese de Doutorado. Dissertação [Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem]. LAEL/PUC-SP, São Paulo, 2003.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª.ed. São Paulo: Martins Fontes; 1991.

ZORZI, J. L. Relações entre o desenvolvimento cognitivo e a constituição do simbolismo: a consideração de tais aspectos em uma proposta fonoaudiológica. Dissertação de Mestrado, São Paulo, 1988.

ZORZI, J. L. A evolução do simbolismo como base para a compreensão e diagnóstico do retardo de linguagem. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 4(1): 17-42, 1991.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Silva, P. L., & Lier-Devitto , M. F. . (2022). O brincar na clínica com crianças: considerações a partir da Clínica de Linguagem. Intercâmbio, 50, e58277. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58277

Edição

Seção

Artigos