O brincar na clínica com crianças
considerações a partir da Clínica de Linguagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237.759X.2022V50.e58277Palavras-chave:
brincar, clínica com crianças, fonoaudiologiaResumo
O brincar, atividade indispensável na clínica com crianças, contempla formas plurais de entendimento, a depender da posição teórica assumida pelo clínico. Este trabalho traz a problemática das aplicações irrefletidas de teorias da Psicologia do Desenvolvimento, feitas no campo fonoaudiológico, assumindo a Clínica de Linguagem como fundamento teórico. Para discutir a questão da interdisciplinaridade vigente no campo da Fonoaudiologia, articulada a discussão do brincar na clínica com crianças, autores da Psicologia do Desenvolvimento foram visitados. Piaget (1951) e Vygotsky (1991) assumem o brincar como habilidade cognitiva e como caminho para o desenvolvimento da criança e da linguagem e tem presença nas atuações clínicas fonoaudiológicas com crianças. Este trabalho, portanto, apresenta e discute as abordagens teóricas que fazem parte da clínica fonoaudiológica com crianças, com um olhar crítico guiado pela proposta da Clínica de Linguagem. Ainda, propõe que, para a Clínica de Linguagem, o brincar é texto e dispositivo de mudança no espaço clínico com crianças.
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