Entre “Ouvir e Escutar”

a posição do Clínico de Linguagem nos casos de crianças com perda auditiva

Autores

  • Cláudia Hashimoto Fiqueiredo Cerqueira Pontifícia Uuniversaidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-6495-0898
  • Lúcia Maria Guimarães Arantes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e58374

Palavras-chave:

Patologia de linguagem, Aquisição de linguagem, Perda auditiva, Psicanálise, Voz

Resumo

Este trabalho levanta questões envolvidas no atendimento de crianças com perda auditiva a partir da Clínica de Linguagem. Problematizando a relação terapeuta-paciente quando em questão está o diagnóstico de perda auditiva e não necessariamente uma queixa sobre a linguagem. Para esta discussão, realizo uma aproximação à Psicanálise, mais especificamente à teoria que serve como base para distinguir como a linguagem se imprime no ser falante, aqui tomado como sujeito do inconsciente.

Biografia do Autor

Cláudia Hashimoto Fiqueiredo Cerqueira, Pontifícia Uuniversaidade Católica de São Paulo

Fonoaudiologa formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); especialização em Clínica de Linguagem (2006) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (ingresso em 2020)

Lúcia Maria Guimarães Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é coordenadora do Curso de Fonoaudiologia e foi , também , Chefe do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica ( 2015-2017) FACHS- PUCSP, é, também, professora do Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada e Estudos ds Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É fonoaudióloga do Serviço de Patologia da Linguagem da DERDIC/PUC-SP -CER II Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Diagnóstico e Terapia de Linguagem (fala e escrita), atuando principalmente nos seguintes temas: clínica de linguagem, avaliação de linguagem aquisição e patologias da linguagem.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Cerqueira, C. H. F., & Arantes, L. M. G. . (2023). Entre “Ouvir e Escutar”: a posição do Clínico de Linguagem nos casos de crianças com perda auditiva. Intercâmbio, 53, e58374. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e58374

Edição

Seção

Artigos