Crenças na formação inicial de professores de Língua Inglesa

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Crenças, Língua Inglesa

Resumo

Esta pesquisa, de natureza qualitativa, objetiva crenças de estudantes de Letras (inglês) sobre o processo de ensino-aprendizagem e formação de professores da língua inglesa. Com isso em mente, a cognição docente (crença) é abordada como unidade de análise e fundamentação teórica (BORG, 2003; BARCELOS, 1995, 2006, 2007). Para tais finalidades, um questionário com perguntas abertas foi aplicado e por meio da Análise de Conteúdo (AC), os resultados demonstraram questões de (in) suficiência, disponibilidade e limitação dentro de categorias analíticas como nível linguístico e teórico-metodológico, recursos e questões identitárias.

Biografia do Autor

Leandro Ribeiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduando em Letras Português/Inglês na Universidade Estadual do Norte do Paraná

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professor adjunto na área de língua inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Doutor (2018) e Mestre (2014) em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2011). Pela mesma Universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas (2010). Tem experiência no ensino, aprendizagem e formação do professor de língua inglesa. Foi bolsista Fulbright como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) (2013-2014) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, onde cursou disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (ELLI)". Os interesses de pesquisa abrangem Linguística/Sociolinguística aplicadas ao ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas (com foco em variação linguística), bem como metodologia de pesquisa (qualitativa).

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Ribeiro, L., & Senefonte, F. H. R. (2023). Crenças na formação inicial de professores de Língua Inglesa. Intercâmbio, 53, e58953. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/58953

Edição

Seção

Artigos