Ensino remoto

percepções de alunos e professores dos cursos de letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e60103

Palavras-chave:

ensino remoto, pandemia, percepções de alunos e professores, Curso de Letas

Resumo

Neste artigo, compartilhamos resultados de um estudo de caso, que visou identificar, contrastar e discutir as percepções de alunos e professores dos Cursos de Letras de uma universidade pública mineira acerca das atividades (síncronas e assíncronas), durante o ensino remoto. Amparada em teóricos que versam sobre tecnologias digitais no ensino de línguas, ensino híbrido e metodologias ativas, em especial aqueles que se dedica(ra)m a analisar os desdobramentos do ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, a pesquisa foi feita através de aplicação de questionário ao corpo docente e discente dos Cursos de Letras (português, inglês, espanhol, francês e libras).

Biografia do Autor

Ana Cecília Souza Matos, Universidade Federal de Uberlândia

Cursando, atualmente, Letras inglês na Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda Costa Ribas, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos, área de Linguística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2018). Professora associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha nas áreas de língua inglesa, metodologia de ensino e estágio supervisionado em nível de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias e letramentos, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores de línguas. Líder do grupo de pesquisa Cognição, afetividade e letramento crítico, registrado no Cnpq.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Matos, A. C. S., & Ribas, F. C. . (2023). Ensino remoto: percepções de alunos e professores dos cursos de letras. Intercâmbio, 53, e60103. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e60103

Edição

Seção

Artigos