A revisão de textos enquanto atividade social

norma, prática e poder

Autores

  • Adriano dias de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Andressa Lira Bernardino Universidade Federal de Pernambuco
  • João Gabriel Pereira da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Widma Sandrelly Maria de Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61736

Palavras-chave:

Revisão de textos, norma, prática, poder

Resumo

Todas as inúmeras versões de um texto carregam o trabalho árduo do revisor, que aprimora o texto até que este chegue não na sua versão final, mas na versão possível, considerando-se a norma, o canal, o público e o propósito. A partir disso, este artigo objetiva discutir três âmbitos que se limitam e se complementam no trabalho do revisor – a norma, a prática e o poder –, propondo um olhar sistêmico e inter-relacional entre eles e pensando-os dentro de uma conjuntura social em que sobressaem os delineamentos sociais, destacando o apagamento do revisor, o manto institucional e as expectativas sociais.

 

Biografia do Autor

Adriano dias de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (2016) e Mestre (2010) em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco, Licenciado em Letras/Português (2007) pela mesma instituição; e em Letras/Inglês (2018) pela Faculdade Estácio do Recife. Na área das Letras, dedica-se ao estudo das metáforas, como fenômeno de pensamento, linguagem e ação, a partir do paradigma da linguística sociocognitiva. Na área de Arquitetura e Urbanismo, tem estudado temas ligados ao patrimônio cultural e à cartografia social. É autor de livro, capítulos, artigos e traduções nessas áreas de pesquisa. Atua também com assessoria acadêmica e editorial e com revisão de textos técnicos, pedagógicos e científicos. Foi editor-chefe e editor-gerente da Estudos Universitários: Revista de Cultura, da UFPE, e Coordenador de Gestão Editorial e Impacto Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, integra o corpo técnico da Divisão de Gestão de Dados e Tecnologia da Informação (DGDTI) da Biblioteca Central da UFPE. Também atua como professor do curso de Licenciatura em Letras a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Andressa Lira Bernardino, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPE). Bacharela em Letras, com ênfase em Literatura. Foi bolsista Proexc/UFPE, no período de 2021 a 2022, atuando como revisora e redatora de textos na Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI) e na Estudos Universitários: revista de cultura. Foi colaboradora do projeto de extensão "COVID-19: Orientações para Profissionais de Saúde", em 2020.

João Gabriel Pereira da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Estudos da Tradução, com bolsa Capes Excelência, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET-UFSC). Bacharel em Letras (2022) com ênfase em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro do Grupo de Estudos e de Pesquisa em Tradução e Tecnologia (Getradtec), sob coordenação da Profa. Dra. Arlene Koglin, e revisor de normas da Cadernos de Tradução (ISSN 2175-7968, Qualis A1), periódico vinculado ao PPGET-UFSC e chefiado pela Profa. Dra. Andreia Guerini. Durante a graduação, exerceu a função de revisor bolsista na Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI/Proexc) e na Estudos Universitários: revista de cultura (ISSN 2675-7354), ambas sob supervisão do Prof. Dr. Adriano Dias de Andrade; foi monitor da disciplina Linguística I: Fundamentos Teóricos por três semestres consecutivos; e foi revisor voluntário da Revista Ao Pé da Letra (ISSN 1984-7408). Além disso, também desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) intitulada Recepção da legendagem auxiliada por tradução automática: um estudo empírico-experimental, sob orientação da Profa. Dra. Arlene Koglin, e realizou estágio voluntário na Modlingua Learning Pvt. Ltd. (ISO 9001:2008) no primeiro semestre de 2020. Possui experiência comprovada na revisão e formatação de textos técnicos e científicos em Língua Portuguesa, tendo participado ativamente da correção de guias, e-books e periódicos institucionais de renome nacional. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos Estudos da Tradução, mais especificamente no âmbito da tradução audiovisual e da tradução automática.

Widma Sandrelly Maria de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Uninassau; graduanda em Letras (Licenciatura em Inglês) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); revisora de textos.

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Publicado

2023-06-16

Como Citar

Andrade, A. dias de, Bernardino, A. L., Silveira, J. G. P. da, & Lima, W. S. M. de. (2023). A revisão de textos enquanto atividade social: norma, prática e poder. Intercâmbio, 53, e61736. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61736

Edição

Seção

Artigos