Proofreading as a social activity

norm, practice and power

Authors

  • Adriano dias de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Andressa Lira Bernardino Universidade Federal de Pernambuco
  • João Gabriel Pereira da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Widma Sandrelly Maria de Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61736

Keywords:

Proofreading, norm, practice, power

Abstract

All the countless versions of a text carry the proofreader’s hard work, who polishes the text until it gets not its final version, but the possible version, taking into account the norm, the channel, the audience and the purpose. Bearing this in mind, this paper aims to discuss three areas that are limited and complemented in the proofreader’s work – norm, practice and power –, also proposing a systemic and interrelational look between these areas, and thinking them in which social delineations stand out, thus highlighting the proofreader’s weakening, the institutional protection, and the social expectations.

Author Biographies

Adriano dias de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (2016) e Mestre (2010) em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco, Licenciado em Letras/Português (2007) pela mesma instituição; e em Letras/Inglês (2018) pela Faculdade Estácio do Recife. Na área das Letras, dedica-se ao estudo das metáforas, como fenômeno de pensamento, linguagem e ação, a partir do paradigma da linguística sociocognitiva. Na área de Arquitetura e Urbanismo, tem estudado temas ligados ao patrimônio cultural e à cartografia social. É autor de livro, capítulos, artigos e traduções nessas áreas de pesquisa. Atua também com assessoria acadêmica e editorial e com revisão de textos técnicos, pedagógicos e científicos. Foi editor-chefe e editor-gerente da Estudos Universitários: Revista de Cultura, da UFPE, e Coordenador de Gestão Editorial e Impacto Social da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, integra o corpo técnico da Divisão de Gestão de Dados e Tecnologia da Informação (DGDTI) da Biblioteca Central da UFPE. Também atua como professor do curso de Licenciatura em Letras a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Andressa Lira Bernardino, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPE). Bacharela em Letras, com ênfase em Literatura. Foi bolsista Proexc/UFPE, no período de 2021 a 2022, atuando como revisora e redatora de textos na Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI) e na Estudos Universitários: revista de cultura. Foi colaboradora do projeto de extensão "COVID-19: Orientações para Profissionais de Saúde", em 2020.

João Gabriel Pereira da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Estudos da Tradução, com bolsa Capes Excelência, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET-UFSC). Bacharel em Letras (2022) com ênfase em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro do Grupo de Estudos e de Pesquisa em Tradução e Tecnologia (Getradtec), sob coordenação da Profa. Dra. Arlene Koglin, e revisor de normas da Cadernos de Tradução (ISSN 2175-7968, Qualis A1), periódico vinculado ao PPGET-UFSC e chefiado pela Profa. Dra. Andreia Guerini. Durante a graduação, exerceu a função de revisor bolsista na Coordenação de Gestão Editorial e Impacto Social (CGEI/Proexc) e na Estudos Universitários: revista de cultura (ISSN 2675-7354), ambas sob supervisão do Prof. Dr. Adriano Dias de Andrade; foi monitor da disciplina Linguística I: Fundamentos Teóricos por três semestres consecutivos; e foi revisor voluntário da Revista Ao Pé da Letra (ISSN 1984-7408). Além disso, também desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica (Pibic/UFPE/CNPq) intitulada Recepção da legendagem auxiliada por tradução automática: um estudo empírico-experimental, sob orientação da Profa. Dra. Arlene Koglin, e realizou estágio voluntário na Modlingua Learning Pvt. Ltd. (ISO 9001:2008) no primeiro semestre de 2020. Possui experiência comprovada na revisão e formatação de textos técnicos e científicos em Língua Portuguesa, tendo participado ativamente da correção de guias, e-books e periódicos institucionais de renome nacional. Tem interesse em pesquisas relacionadas aos Estudos da Tradução, mais especificamente no âmbito da tradução audiovisual e da tradução automática.

Widma Sandrelly Maria de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Uninassau; graduanda em Letras (Licenciatura em Inglês) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); revisora de textos.

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Published

2023-06-16

How to Cite

Andrade, A. dias de, Bernardino, A. L., Silveira, J. G. P. da, & Lima, W. S. M. de. (2023). Proofreading as a social activity: norm, practice and power. Intercâmbio, 53, e61736. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V53e61736

Issue

Section

Artigos