The co-construction of the meanings in reading classes

group think-aloud as a dialogical instrument

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65393

Keywords:

reading, group think-aloud, social interactionism, co-construction

Abstract

The objective of the present study was to investigate how the process of co-construction (PONTECORVO, 2005) of meanings occurs, in a class that used the practice of reading of Group Think-Aloud (GTA) (ZANOTTO, 2014). The experiences analyzed took place in a university extension course, remote mode. The research is part of the qualitative-interpretivist paradigm (DENZIN; LINCOLN, 2006), and the Indisciplinary perspective of Applied Linguistics (MOITA-LOPES, 2006).The results indicated that co-construction by resumption and the co-construction of cooperation in the complementation of the assertion are relevant concepts to explain the dynamics that occurred in classes that used reading practices such as the GTA.

Author Biographies

Dimas Henrique Pereira de Oliveira Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Mestre em Letras pelo PPG-Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduado em Letras: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela mesma instituição. Foi bolsista por dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), sediado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É pesquisador do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES (UFT), na linha de pesquisa Práticas de linguagem: leitura; escrita; análise linguística, no Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM), na linha de pesquisa Linguística Aplicada: Texto, Discurso e História da PUC/SP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas de letramento e ensino; Letramento Acadêmico: Leitura e escrita na Universidade e Gêneros Textuais.

Dalve Oliveira Batista-Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunta III na Universidade Federal do Tocantins - UFT, atuando na graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e no Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASIs), como Avaliadora Institucional. É membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES, nas linhas de pesquisa Escrita Acadêmica na Formação do Professor e Práticas de linguagem: leitura; escrita; análise linguística e, no Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM), na linha de pesquisa Linguagem e Educação da PUC/SP. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas. Atua nas seguintes áreas: 1) Gêneros textuais e ensino de língua materna; 2) Práticas de letramento e ensino; 3) Letramento Acadêmico: Leitura e escrita na Universidade; 4) Formação do professor de Língua Portuguesa.

Michele Lima Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Letras pelo PPG-Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela mesma instituição. Foi bolsista por dois anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), sediado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como monitora no Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI), no qual tem por objetivo auxiliar os estudantes ingressantes que estejam matriculados no 1 e/ou 2 período(s) e àqueles reprovados nas disciplinas básicas curriculares. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

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Published

2024-02-01

How to Cite

Silva, D. H. P. de O., Batista-Santos, D. O., & Nascimento, M. L. (2024). The co-construction of the meanings in reading classes: group think-aloud as a dialogical instrument. Intercâmbio, 54, e65393. https://doi.org/10.23925/2237-759X2023V54e65393

Issue

Section

Artigos