Projeto “Pontes com a Ucrânia”
a produção de materiais didáticos digitais para o ensino de Português do Brasil para deslocados forçados da guerra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V56e70855Palavras-chave:
Guerra na Ucrânia, deslocados forçados, ensino de PLAc (Português como Língua de Acolhimento), materiais didáticos digitais, interculturalidadeResumo
Este artigo relata a experiência dos autores na criação de materiais didáticos no âmbito do projeto "Pontes com a Ucrânia" que consiste na produção de material digital utilizado no curso voluntário de português destinado a deslocados forçados da guerra. O curso, iniciado após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, vem atuando no ensino online de PLAc a ucranianos e falantes de russo de outras origens que se encontram no Brasil. O artigo detalha o contexto, os princípios pedagógicos e os desafios enfrentados na elaboração dos materiais, além de discutir o impacto do projeto.
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