HOW BRAZILIAN LEARNERS EXPRESS MODALITY IN THEIR WRITING: A CORPUS-BASED STUDY ON LEXICAL BUNDLES

Autores/as

  • Adriana Maria Tenuta
  • Ana Larissa A. M. Oliveira
  • Bárbara Malveira Orfanó

Palabras clave:

corpora de aprendizes, modalidade, sintaxe.

Resumen

Com base no arcabouço teórico sobre modalidade da sintaxe descritiva (DOWNING; LOCKE, 2006), este trabalho analisou um corpus de aprendizes – Corpus de Aprendizes Brasileiros do Inglês (CABrI), emcomparação com o Louvain Corpus of Native English Essay (LOCNESS). A análise revelou a prevalência dos modais epistêmicos em ambos os corpora, havendo diferenças na expressão desse tipo de modalidade. No corpus de não-nativos, houve maior variedade de itens modais verbais, enquanto no corpus de nativos houve uma prevalência de advérbios com sentido modalizador. Este estudo pode contribuir para a área emergente de corporae para a área da sintaxe.

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Cómo citar

Tenuta, A. M., Oliveira, A. L. A. M., & Orfanó, B. M. (2013). HOW BRAZILIAN LEARNERS EXPRESS MODALITY IN THEIR WRITING: A CORPUS-BASED STUDY ON LEXICAL BUNDLES. Intercâmbio, 26. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/15173

Número

Sección

Artigos