DISPOSITIVOS (DES)FAVORÁVEIS À PRODUÇÃO DE COLETIVOS DE TRABALHO: PRÁTICA DISCURSIVA E TRABALHO DOCENTE EM PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores/as

  • Décio ROCHA Universidade do Estado do Rio de Janeiro; CNPq

Palabras clave:

dispositivo, coletivos de trabalho, trabalho docente em pós-graduação stricto sensu, intercessores, prática discursiva.

Resumen

O artigo se interroga a respeito do modo como se atualiza na contemporaneidade o trabalho docente em pós-graduação stricto sensu, buscando explicitar a natureza dos encontros entre profissionais e alunos que atuam no referido nível de ensino. Para tal, a pesquisa se centra em dispositivos presentes no item Classificação de livros de documentos de área da Capes de 2009 e 2013. Conclui-se que tais dispositivos não promovem a formação de coletivos de trabalho, carecendo-se de novos intercessores que logrem constituir espaços de discussão menos hierarquizantes e mais afirmativos de uma lógica promotora de trocas entre os profissionais.  

 

Publicado

2016-08-25

Cómo citar

ROCHA, D. (2016). DISPOSITIVOS (DES)FAVORÁVEIS À PRODUÇÃO DE COLETIVOS DE TRABALHO: PRÁTICA DISCURSIVA E TRABALHO DOCENTE EM PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Intercâmbio, 32. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29250

Número

Sección

Artigos