TRABALHANDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DE SÉRIES: PROPOSTAS DIDÁTICAS COM “LA CASA DE PAPEL” E “EL MINISTERIO DEL TIEMPO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL

Autores/as

Palabras clave:

formação de professores, variedades do espanhol, séries de TV

Resumen

Neste artigo abordam-se algumas questões das variedades do espanhol na formação inicial de professores (MORENO FERNÁNDEZ, 2007) por meio das séries “La Casa de Papel” e “El Ministerio del Tiempo”. Focalizam-se aspectos socioculturais relacionados ao contraste entre variedades urbanas de prestígio e desprestigiadas (MORENO FERNÁNDEZ, 2009; BAGNO, 2013) e aspectos sociohistóricos da variação pronominal (FONTANELLA DE WEINBERG, 1999; JONGE; NIEUWENHUIJSEN, 2009). Objetiva-se, além de ensinar sobre aspectos linguísticos do espanhol, refletir sobre eles e sua prática no ensino-aprendizagem da língua, possibilitar ao estudante contato com mostras de língua oral não didatizadas, por meio de recursos digitais de fácil acesso.

Biografía del autor/a

Daniel MAZZARO, Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atuando na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola. 

Mariana RUAS, Universidade Federal de Viçosa

Atualmente é professora Adjunta I do curso de Licenciatura em Letras Português-Espanhol da Universidade Federal de Viçosa. 

Publicado

2019-11-05

Cómo citar

MAZZARO, D., & RUAS, M. (2019). TRABALHANDO AS VARIEDADES DO ESPANHOL POR MEIO DE SÉRIES: PROPOSTAS DIDÁTICAS COM “LA CASA DE PAPEL” E “EL MINISTERIO DEL TIEMPO” NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. Intercâmbio, 41. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42760

Número

Sección

Artigos