LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E TRAJETÓRIA PESSOAL DE USO DA ESCRITA DE UMA ADOLESCENTE

Autores/as

  • Maytê Aché SAAD Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

letramentos, construção identitária, narrativa de si, educação não formal em territórios vulneráveis.

Resumen

Este artigo objetiva compreender as significações atribuídas aos letramentos vivenciados por uma adolescente em uma organização social, localizada em território de vulnerabilidade social. Busca verificar se essas práticas têm efeitos sobre sua identidade e trajetória formativa, mobilizando aportes teóricos dos Estudos do Letramento e da concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin. O corpus de análise centra-se nas produções discursivas dessa adolescente, partindo da observação participante dos eventos, roda de conversa, entrevista semiestruturada e construção oral de autobiografia. Resultados indicam que ela reconhece a relevância da escrita, contribuindo para que desvele novos significados sobre si e quem pode ser.

Biografía del autor/a

Maytê Aché SAAD, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Publicado

2019-12-17

Cómo citar

SAAD, M. A. (2019). LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E TRAJETÓRIA PESSOAL DE USO DA ESCRITA DE UMA ADOLESCENTE. Intercâmbio, 42. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42762

Número

Sección

Artigos