REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE METODOLOGIA, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores/as

  • Heloísa ALBUQUERQUE-COSTA Universidade de São Paulo – USP
  • Mônica Ferreira MAYRINK Universidade de São Paulo – USP
  • Rosângela Dantas de OLIVEIRA Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Palabras clave:

Metodologia, Tecnologia, Ensino de Línguas, Metodologias Ativas, Empoderamento

Resumen

Este artigo objetiva discutir a relação entre metodologia e tecnologia no ensino de línguas. Traçamos, primeiramente, uma retrospectiva do papel desempenhado pela tecnologia nos métodos de ensino de idiomas mais conhecidos. Em seguida, abordamos o Pós-método, proposto por Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003) e as chamadas metodologias ativas (MORAN, 2013, 2015; MATTAR, 2017), entendendo que essas propostas se enquadram na perspectiva de um ensino comprometido com a construção de saberes, o empoderamento e o desenvolvimento de uma postura participativa por parte dos estudantes e professores. Finalmente, discutimos a necessidade de uma formação crítica e reflexiva que oriente os docentes nessa direção.

Publicado

2020-09-11

Cómo citar

ALBUQUERQUE-COSTA, H., MAYRINK, M. F., & OLIVEIRA, R. D. de. (2020). REPENSANDO A RELAÇÃO ENTRE METODOLOGIA, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUAS. Intercâmbio, 45. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50454