QUANDO A AUTORREGULAÇÃO NÃO OCORRE NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Auteurs

  • Myriam Crestian Chaves da CUNHA Universidade Federal do Pará

Mots-clés :

Ensino/Aprendizagem de Línguas, Francês Língua Estrangeira, Avaliação Formativa, Estratégias de Aprendizagem, Autorregulação.

Résumé

Este artigo trata de processos de autorregulação em alunos desistentes na aprendizagem do francês. Com base em estudos sobre estratégias de aprendizagem e avaliação formativa, analisam-se as estratégias identificadas em escritos reflexivos dos sujeitos da pesquisa. Evidencia-se uma inter-relação nas dificuldades de utilização das estratégias metacognitivas entre o processo do “aprender” e o do “comunicar”, que redundam em estratégias cognitivas escassas e estratégias socioafetivas inapropriadas, o que compromete a aprendizagem. Esses resultados sinalizam a importância de explicitar sistematicamente o manejo das estratégias nas aulas de língua para que os processos de regulação se desenvolvam efetivamente.

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Publiée

2014-10-21

Comment citer

CUNHA, M. C. C. da. (2014). QUANDO A AUTORREGULAÇÃO NÃO OCORRE NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. Intercâmbio, 29. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/20963

Numéro

Rubrique

Artigos