REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
Mots-clés :
língua estrangeira, professores, formação, globalização.Résumé
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, com maior possibilidade de inter-relação entre diferentes sociedades. Estamos diante de variados desafios apresentados pela multiplicidade cultural. Assim como Alvarez (2015), entre outros pesquisadores, acreditamos que as diferenças culturais podem operar positivamente, como janelas através das quais os indivíduos podem se conhecer, com potencial para desenvolverem uma avaliação crítica de si mesmos e dos outros. Vemos como fundamental uma educação que busque a aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), pois entendemos que pode ser instrumento fundamental para auxiliar essa compreensão dos modos de ser dos outros e elemento central do próprio processo de autoidentificação. Assim, este trabalho, fruto de uma pesquisa desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental e Médio em São Paulo (Brasil), tem o objetivo de discutir como os professores dessa escola possibilitam o trabalho crítico de aprendizagem de língua estrangeira, visando contribuir para uma reflexão sobre o que ocorre com o ensino de LE na escola pública brasileira.