FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA E CULTURA_A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE LE NO CURSO DE LETRAS

Autori

  • Dllubia SANTCLAIR Universidade Estadual de Goiás
  • Barbra SABOTA Universidade Estadual de Goiás
  • Ricardo ALMEIDA Universidade Estadual de Goiás

Parole chiave:

formação de professores, inglês, interculturalidade.

Abstract

Este artigo objetiva apresentar discussões sobre a relevância de favorecer o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (BYRAN, 1997; CORBETT, 2003; FIGUEREDO, 2007) nas licenciaturas em Letras, para contemplar uma formação de professores de línguas que sejam críticos e reflexivos, também sob o ponto de vista da relação entre língua e cultura. Buscamos refletir teoricamente sobre o conceito de Competência Intercultural (DEARDOFF, 2009) em correlação com a definição de língua como prática social, ressignificada historicamente por meio da interação social (VYGOTSKY, 1996), o que desenha um cenário favorável ao ensino crítico de línguas estrangeiras (PESSOA e FREITAS, 2012). Nossa argumentação central é a de que a competência intercultural pode contribuir para a compreensão da cultura estrangeira, partindo da nossa própria cultura e também de uma perspectiva externa, ou seja, é possível compreender-se a partir da visão do outro.

Biografie autore

Dllubia SANTCLAIR, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professora no curso de Letras da UEG, Campus de Porangatu e no Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Integrante do grupo de pesquisa TDELE.

Barbra SABOTA, Universidade Estadual de Goiás

Pós doutora em Linguística Aplicada pela UnB (2014). Doutora em Letras e Linguística pela UFG (2008). Professora da Universidade Estadual de Goiás no curso de Letras (Estágio supervisionado de língua inglesa) e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (PPG -IELT), ambos no Câmpus Anápolis de Ciências Sociais Econômicas e Humanas (CSEH).

Ricardo ALMEIDA, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás. Professor na Cultura Inglesa Anápolis. Integrante do grupo de pesquisa TDELE.

Pubblicato

2017-07-04

Come citare

SANTCLAIR, D., SABOTA, B., & ALMEIDA, R. (2017). FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA E CULTURA_A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE LE NO CURSO DE LETRAS. Intercâmbio, 34. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/33520

Fascicolo

Sezione

Artigos