ESTUDO EXPLORATÓRIO DA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autori

  • Ana Paula BARBOSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo–IFSP - Campus São Paulo
  • Marcio Vinicius CORRALLO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP - Campus São Paulo
  • Osvaldo CANATO JÚNIOR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP - Campus São Paulo

Parole chiave:

Avaliação, Educação a distância, Formação de professores

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo exploratório das impressões de estudantes sobre cinco disciplinas presentes em um curso de formação pedagógica de docentes na modalidade a distância. Reconhecendo que a avaliação é um instrumento adequado para escolha e redirecionamento de práticas de ensino, focamos nosso questionário nos seguintes aspectos: conteúdo das disciplinas, organização do curso e aulas presenciais. Apesar da grande valorização do curso, os resultados sugerem que os estudantes almejam maior presença efetiva do professor para compreensão dos conteúdos, como também a necessidade de adoção de materiais didáticos de autoria e a diversificação de recursos pedagógicos.

Biografie autore

Ana Paula BARBOSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo–IFSP - Campus São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE-USP e pedagoga no IFSP, Campus São Paulo.

Marcio Vinicius CORRALLO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP - Campus São Paulo

Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo - USP e docente no IFSP, Campus São Paulo.

Osvaldo CANATO JÚNIOR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP - Campus São Paulo

Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo - USP e docente no IFSP, Campus São Paulo.

Pubblicato

2020-09-11

Come citare

BARBOSA, A. P., CORRALLO, M. V., & CANATO JÚNIOR, O. (2020). ESTUDO EXPLORATÓRIO DA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Intercâmbio, 45. Recuperato da https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/50458