A função sintática/discursiva parentético em textos de alunos do Ensino Fundamental

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V55e65142

Mots-clés :

função parentético, produção textual, gênero relato pessoal

Résumé

Este artigo discute a função sintática/discursiva parentético, não contemplada pela Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), mas já descrita por alguns linguistas (JUBRAN, 2006; KENEDY e OTHERO, 2018; LOPES, 2015; entre outros). O emprego e características do parentético serão analisados em textos do gênero relato pessoal, produzidos por alunos de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, a fim de apontar seus contextos de uso e valor discursivo. O parentético corresponde a uma construção interpolada que insere comentários paralelos. Apresentaremos as particularidades do parentético, discutindo como o parentético, direta ou indiretamente, é tratado em alguns livros didáticos e/ou gramáticas de português.

Bibliographies de l'auteur

Marília Fernanda Pereira de Freitas, Universidade Federal do Pará

Marília Freitas graduou-se em Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa (2005) e Inglesa (2007) pela Universidade Federal do Pará. Concluiu o curso de Mestrado em Letras - Estudos Linguísticos - no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição (2008). Foi contemplada com bolsa CAPES, Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), vigente de setembro/2015 a abril 2016, atuando como research scholar na University of Texas at Austin (UT-Austin). Concluiu o Curso de Doutorado em Letras (2017), também na UFPA. É professora efetiva da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Letras, desde 2011. É coordenadora do Curso de Letras/ Português do Parfor/ UFPA (2017-atual). A partir de 2023, passou a compor o quadro de professores do PROFLETRAS, Mestrado Profissional em Letras, na UFPA.

Josielem Ferreira Nascimento, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena no Curso de Letras - habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará. Atua como professora de Língua Portuguesa em uma escola particular da cidade de Belém, estado do Pará, ministrando aulas para o Ensino Fundametal e Médio.

Références

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KENEDY, Eduardo; OTHERO, G. de A. Para Conhecer Sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018.

LOPES, Ana Cristina Macário. Orações parentéticas introduzidas por 'como': contributos para a sua caracterização semântico-pragmática. In: Revista Diacrítica, v. 29, n. 1, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/47869. Acesso em: 19 março 2023.

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Publiée

2025-03-20

Comment citer

Freitas, M. F. P. de, & Nascimento, J. F. . (2025). A função sintática/discursiva parentético em textos de alunos do Ensino Fundamental. Intercâmbio, 55, e65142. https://doi.org/10.23925/2237-759X2024V55e65142

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