DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM ABORDAGENS ACERCA DO MEIO AMBIENTE EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Meio ambiente. Interdisciplinaridade. Formação continuada.Resumo
O objetivo geral deste estudo foi o de identificar os subsídios oportunizados pela formação continuada relacionada ao tema Meio Ambiente e Interdisciplinaridade. A pesquisa, com abordagem quali-quantitativa, foi desenvolvida com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Uruguaiana/RS. Como ferramenta de coleta de dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados obtidos nesta pesquisa foram amparados pela técnica análise de discurso e indicaram uma certa fragilidade em relação à abordagem e desenvolvimento do tema Meio Ambiente e interdisciplinaridade em sala de aula. Assinalaram também a necessidade de investimento no aprimoramento dos docentes por meio de formação continuada. Concluímos ser imprescindível que o sistema educacional adote uma nova postura, proporcionando a formação continuada edificada em propostas que contemplem distintas áreas de formação e que vise superar as limitações relacionadas ao Meio Ambiente e da interdisciplinaridade.
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