A prática educativa baseada em evidências: contribuições na formação de docentes interdisciplinares.

Autores/as

  • Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva

Palabras clave:

evidências, formação docente, prática educativa, prática interdisciplinar, pesquisa

Resumen

O artigo propõe uma reflexão sobre o movimento científico de análise de práticas em educação, baseadas em evidências, que iniciou-se no campo da saúde. A partir de um conjunto de autores, são apresentados argumentos sobre os fundamentos dessa prática, tendo em vista iluminar tomadas de decisão, políticas e práticas educacionais numa instituição educativa. O termo “baseado em evidências” implica busca, aplicação e avaliação crítica das evidências disponíveis em pesquisas, implementação das evidências na prática e avaliação das informações disponíveis. O compartilhamento com colegas implica em uma proposta institucional que envolva o coletivo acadêmico na possibilidade de uma prática interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva

graduação em Pedagogia, Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, especialização em Dificuldades de Aprendizageme Orientação Educacional. Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Atualmente é coordenadora do curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica e de Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural da Pós-Graduação do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Número

Sección

Artigos Originais