Educação em Gerontologia: a interdisciplinaridade na teoria; mas, e na prática?

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Medicina. Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP. Ciências Sociais, PUC-SP. Pós-Doutoranda em Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP.
  • Elaine Cristina Alonso Veras Medicina, Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social. PUC-SP. Título de especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atua como geriatra em consultório e em instituição de longa permanência para idosos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p273-286

Palavras-chave:

Gerontologia, Interdisciplinaridade, Educação de Pós-Graduação.

Resumo

Sabe-se que o estudo do envelhecer não é uma prática isolada, exclusiva de uma especialidade profissional, pois, para atender às necessidades deste grupo etário tão heterogêneo, diversos olhares e saberes devem confluir. Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a interdisciplinaridade é verdadeiramente um fato nos programas de pós-graduação em Gerontologia oferecidos no Brasil, no ano de 2015, mediante a análise das matrizes curriculares.  

 

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Medicina. Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP. Ciências Sociais, PUC-SP. Pós-Doutoranda em Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP.

Médica. Mestre em Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP. Doutora em Ciências Sociais, PUC-SP. Pós-Doutoranda em Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social, PUC-SP. Pesquisadora do Grupo CNPq-PUC-SP “Saúde, Cultura e Envelhecimento”.

 

Elaine Cristina Alonso Veras, Medicina, Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social. PUC-SP. Título de especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atua como geriatra em consultório e em instituição de longa permanência para idosos.

Médica, com residência em Clínica Médica e residência em Geriatria. Mestre em Gerontologia, com área de concentração em Gerontologia Social. PUC-SP. Título de especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atua como geriatra em consultório e em instituição de longa permanência para idosos.

 

Downloads

Publicado

2017-09-30

Como Citar

Manso, M. E. G., & Veras, E. C. A. (2017). Educação em Gerontologia: a interdisciplinaridade na teoria; mas, e na prática?. Revista Kairós-Gerontologia, 20(3), 273–286. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p273-286

Edição

Seção

Artigos