Institutionalized Ageism: A Theoretical Review

Authors

  • Selena Mesquita de Oliveira Teixeira Psicóloga, Doutoranda em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Integral Diferencial, Facid Devry. Membro do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).
  • Luana Elayne Cunha de Souza Psicóloga, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).
  • Luciana Maria Maia Psicóloga, Doutora em Psicologia Social, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p129-149

Keywords:

Ageism, Prejudice, Stereotypes, Old Man.

Abstract

Considering the problems associated with the social demands and patterns that affect old age, a theoretical review of aspects that collaborate to institutionalize the prejudice directed at the elderly, as well as the stereotypes that support this phenomenon, are investigated. The ageism is manifested in a veiled way, leading people to confer positive content to their individual perception in relation to old age and to explain ageism as a collective phenomenon.

 

Author Biographies

Selena Mesquita de Oliveira Teixeira, Psicóloga, Doutoranda em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Integral Diferencial, Facid Devry. Membro do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Integral Diferencial, Facid Devry. Membro do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

 

Luana Elayne Cunha de Souza, Psicóloga, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social, Universidade da Paraíba. Mestre em Psicologia, Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

 

Luciana Maria Maia, Psicóloga, Doutora em Psicologia Social, Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

Psicóloga, Doutora em Psicologia Social, Universidade da Paraíba. Mestre em Psicologia, Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

 

Published

2018-09-30

How to Cite

Teixeira, S. M. de O., Souza, L. E. C. de, & Maia, L. M. (2018). Institutionalized Ageism: A Theoretical Review. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 129–149. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p129-149

Issue

Section

Papers