The domiciliary care of frail elderly: implications for the quality of life of informal caregivers

Authors

  • Ruth Suelle Barros Fonseca Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
  • Polyana Norberta Mendes Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
  • Maria do Livramento Fortes Figueiredo Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ. Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p425-440

Keywords:

Family Caregiver, Elderly, Quality of life.

Abstract

This study aimed to analyze the scientific productions on the impact of home care to the frail elderly in the quality of life of informal caregivers. To this developed an integrative review of literature from the search in the databases of the LILACS, CINAHL, MEDLINE. Were listed two categories: instruments of evaluation of quality of life and well-being of the caregiver and health care Implications of the caregiver.

Keywords: Family Caregiver; Elderly; Quality of life.

Author Biographies

Ruth Suelle Barros Fonseca, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

 

Polyana Norberta Mendes, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

 

Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ. Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.  Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ.  Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

 

Published

2018-12-30

How to Cite

Fonseca, R. S. B., Mendes, P. N., & Figueiredo, M. do L. F. (2018). The domiciliary care of frail elderly: implications for the quality of life of informal caregivers. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 425–440. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p425-440

Issue

Section

Artigos