O cuidado domiciliar de idosos frágeis: implicações para a qualidade de vida de cuidadores informais

Auteurs-es

  • Ruth Suelle Barros Fonseca Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
  • Polyana Norberta Mendes Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
  • Maria do Livramento Fortes Figueiredo Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ. Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p425-440

Mots-clés :

Cuidador familiar, Idoso, Qualidade de vida.

Résumé

Objetivou-se analisar produções científicas sobre repercussões do cuidado ao idoso frágil na qualidade de vida de cuidadores informais. Desenvolveu-se uma revisão integrativa da literatura, a partir da busca nas bases de dados LILACS, CINAHL e MEDLINE. Elencaram-se duas categorias: Instrumentos de avaliação da qualidade de vida e bem-estar do cuidador e Repercussões do cuidado na saúde do cuidador.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Ruth Suelle Barros Fonseca, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

 

Polyana Norberta Mendes, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

 

Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ. Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.  Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ.  Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

 

Téléchargements

Publié-e

2018-12-30

Comment citer

Fonseca, R. S. B., Mendes, P. N., & Figueiredo, M. do L. F. (2018). O cuidado domiciliar de idosos frágeis: implicações para a qualidade de vida de cuidadores informais. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 425–440. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p425-440

Numéro

Rubrique

Artigos