Atención domiciliaria de ancianos frágiles: implicaciones para la calidad de vida de los cuidadores informales

Autores/as

  • Ruth Suelle Barros Fonseca Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
  • Polyana Norberta Mendes Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
  • Maria do Livramento Fortes Figueiredo Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ. Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p425-440

Palabras clave:

Cuidador familiar, Ciudadano mayor, Calidad de vida.

Resumen

El objetivo fue analizar las producciones científicas sobre las repercusiones de la atención a los ancianos frágiles en la calidad de vida de los cuidadores informales. Se desarrolló una revisión bibliográfica integradora basada en la búsqueda en las bases de datos LILACS, CINAHL y MEDLINE. Se enumeraron dos categorías: instrumentos para evaluar la calidad de vida y el bienestar del cuidador y las repercusiones de la atención médica del cuidador.

Biografía del autor/a

Ruth Suelle Barros Fonseca, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

 

Polyana Norberta Mendes, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Mestre em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

 

Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ. Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

Docente Associado, nível III, Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Graduada em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí. Especialização em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.  Mestre em Enfermagem, Escola de Enfermagem Anna Nery, EEAN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutorado em Enfermagem, EEAN/UFRJ.  Líder e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí.

 

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Fonseca, R. S. B., Mendes, P. N., & Figueiredo, M. do L. F. (2018). Atención domiciliaria de ancianos frágiles: implicaciones para la calidad de vida de los cuidadores informales. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 425–440. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p425-440

Número

Sección

Artigos