Demystifying the paradigms of sexuality in old age: challenges and opportunities

Authors

  • Maria da Conceição Quirino dos Santos Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
  • Cristiane Jesus dos Santos Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.
  • Norma Lopes de Magalhães Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.
  • Eliane Fonseca Linhares Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.
  • Maria Lucia Quirino dos Santos Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.
  • Francisnei Freitas Santos Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p139-155

Keywords:

Aging, Sexuality, Quality of life.

Abstract

The objective was to analyze the perceptions of senior individuals about the paradigms of sexuality and its implications for self-care. Method: this is a descriptive exploratory qualitative, descriptive approach, field, by means of questionnaire applied to the subject. Results: Aging is not slowing down, or become asexual, the culture of a country permeates by myths and social activities that lead to stereotypes assigned people with old age, mainly related to sexuality. Conclusion: there is complementary in the lives of the elderly, perceived through the shared sexuality and care, companionship, love and care, bringing well-being and healthy ageing, so the hope of a healthy longevity with sexuality this one does. 


Author Biographies

Maria da Conceição Quirino dos Santos, Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

 

Cristiane Jesus dos Santos, Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.

Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.

 

Norma Lopes de Magalhães, Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.

Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.

Eliane Fonseca Linhares, Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.

Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.

 

Maria Lucia Quirino dos Santos, Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.

Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.

Francisnei Freitas Santos, Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

 

Published

2017-12-30

How to Cite

Santos, M. da C. Q. dos, Santos, C. J. dos, Magalhães, N. L. de, Linhares, E. F., Santos, M. L. Q. dos, & Santos, F. F. (2017). Demystifying the paradigms of sexuality in old age: challenges and opportunities. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 139–155. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p139-155