Desmistificando os paradigmas da sexualidade na terceira idade: desafios e possibilidades

Auteurs-es

  • Maria da Conceição Quirino dos Santos Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
  • Cristiane Jesus dos Santos Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.
  • Norma Lopes de Magalhães Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.
  • Eliane Fonseca Linhares Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.
  • Maria Lucia Quirino dos Santos Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.
  • Francisnei Freitas Santos Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p139-155

Mots-clés :

Envelhecimento, Sexualidade, Qualidade de Vida.

Résumé

O objetivo foi analisar a percepção de indivíduos da terceira idade quanto aos paradigmas da sexualidade e suas implicações para o autocuidado. Trata-se de uma abordagem descritiva qualitativa, exploratória, descritiva, de campo, mediante questionário aplicado aos sujeitos. Como resultados, que o envelhecer não constitui abrandar, ou tornar-se assexuado; a cultura de um país permeia mitos e atividades sociais que levam a estereótipos atribuídos às pessoas com idade avançada, principalmente os relacionados à sexualidade de idosos. Conclui-se que existe complementação quanto ao afeto na vida dos idosos, percebida através da sexualidade compartilhada e rodeada de desvelos, companheirismo, amor e cuidados, o que traz bem-estar e um envelhecimento saudável; assim, a esperança de uma longevidade saudável com a sexualidade presente se faz constante. 

 

Bibliographies de l'auteur-e

Maria da Conceição Quirino dos Santos, Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

 

Cristiane Jesus dos Santos, Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.

Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.

 

Norma Lopes de Magalhães, Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.

Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.

Eliane Fonseca Linhares, Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.

Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.

 

Maria Lucia Quirino dos Santos, Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.

Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.

Francisnei Freitas Santos, Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

 

Téléchargements

Publié-e

2017-12-30

Comment citer

Santos, M. da C. Q. dos, Santos, C. J. dos, Magalhães, N. L. de, Linhares, E. F., Santos, M. L. Q. dos, & Santos, F. F. (2017). Desmistificando os paradigmas da sexualidade na terceira idade: desafios e possibilidades. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 139–155. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p139-155