Desmitificación de los paradigmas de la sexualidad en la vejez: desafíos y oportunidades

Autores/as

  • Maria da Conceição Quirino dos Santos Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.
  • Cristiane Jesus dos Santos Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.
  • Norma Lopes de Magalhães Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.
  • Eliane Fonseca Linhares Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.
  • Maria Lucia Quirino dos Santos Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.
  • Francisnei Freitas Santos Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p139-155

Palabras clave:

Envejecimiento, Sexualidad, Calidad de Vida.

Resumen

El objetivo fue analizar las percepciones de las personas mayores sobre los paradigmas de la sexualidad y sus implicaciones para el autocuidado. Se trata de un descriptivo enfoque cualitativo, descriptivo exploratorio, campo, por medio de cuestionario aplicado a la materia. Envejecimiento no está desacelerando, o ser asexual, impregna la cultura de un país de mitos y actividades sociales que conducen a los estereotipos asignados a las personas con edad avanzada, principalmente relacionados con la sexualidad. Se concluye que existe una complementariedad que afecta a la vida de dos personas mayores, percibidas por la sexualidad compartida y rodeadas de insomnio, compañía, amor y cuidado, o ese bienestar y envejecimiento saludable; por lo tanto, esperar un presente saludable de larga vida con una sexualidad es constante.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição Quirino dos Santos, Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, UESB. Professora MS, em Terapia Intensiva, Titular do Colegiado de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Linha de pesquisa: Ética, bioética e espiritualidade. Idoso e sexualidade. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB.

 

Cristiane Jesus dos Santos, Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.

Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Pós-Graduação em fase final de Urgência, emergência e UTI na FTC.

 

Norma Lopes de Magalhães, Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.

Enfermeira. Professora MS em Terapia Intensiva, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Membro do Núcleo de Estudos em Ética, bioética e espiritualidade da UESB.

Eliane Fonseca Linhares, Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.

Enfermeira. Professora MS, Doutoranda em Memória, Titular do Depart. Saúde I, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Fundadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Coto Umbilical da UESB.

 

Maria Lucia Quirino dos Santos, Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.

Graduada em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciência, FTC. Pós-Graduação em fase final, de Saúde Coletiva -Sanitarista pela EESP/Salvador. Enfermeira da Atenção básica no Município de Jequié, BA, Brasil.

Francisnei Freitas Santos, Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

Graduado em Enfermagem, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Pós-Graduação em fase final de Urgência e Emergência, na FTC.

 

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Santos, M. da C. Q. dos, Santos, C. J. dos, Magalhães, N. L. de, Linhares, E. F., Santos, M. L. Q. dos, & Santos, F. F. (2017). Desmitificación de los paradigmas de la sexualidad en la vejez: desafíos y oportunidades. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 139–155. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p139-155