A boa velhice entre os participantes de um programa de educação permanente
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p181-194Palabras clave:
Envelhecimento, Idoso, Qualidade de VidaResumen
O presente estudo teve como objetivo analisar as emissões referentes à boa velhice dos 140 inscritos na Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Utilizou-se para a análise da referida questão a análise de conteúdo e o método de Ward. A análise de conteúdo das emissões indicou a existência de 10 categorias que se associavam a uma boa velhice: manter uma boa saúde (79,29%), cultivar bons relacionamentos (47,14%), manter o equilíbrio emocional (46,43%), ser ativo e produtivo (35,00%), ter lazer (32,86%), ter boas condições financeiras (20,71%), sendo autônomo e independente (20,00%), vivenciando a espiritualidade (12,86%), adquirindo novos conhecimentos (12,86%) e ajudando o próximo (12,86%). Através do método de Ward, quatro grupos distintos foram identificados. Por fim, sugerem-se ações que melhorem a qualidade de vida destes participantes, levando-se em conta seus anseios de boa velhice.Descargas
Cómo citar
Ordonez, T. N., & Cachioni, M. (2013). A boa velhice entre os participantes de um programa de educação permanente. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial14), 181–194. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p181-194
Número
Sección
Artigos