Instituições de Longa Permanência para Idosos como espaço socioeducacional: desafios e perspectivas

Autores/as

  • Fabiana de Jesus Paulo Markarian Gerontologia, PUC-SP
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Gerontologia, PUC-SP
  • Elisabeth Frohlich Mercadante Gerontologia. PUC-SP
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Gerontologia, PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p361-376

Palabras clave:

Instituição de Longa Permanência, Idosos, Atuação Profissional.

Resumen

Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) não é uma questão nova no Brasil. Essa modalidade institucional, entretanto, necessitou ser expandida devido ao aumento significativo da população idosa, e ser reconfigurada em suas funções dadas as mudanças na família brasileira, o que se torna de grande valia tentar compreender seu funcionamento atual. O objetivo deste estudo qualitativo, de caráter descritivo, é analisar o sentido socioeducacional de uma ILPI ― uma formulação problematizada e dinâmica da articulação entre traços relevantes do perfil de seus residentes e do perfil de profissionais que nela atuam. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de revisão bibliográfica e análise documental na área das Ciências Humanas e da Saúde, incluindo publicações em mídia digital. Os resultados das análises destacam a questão do entendimento sobre o cuidado, em particular aquele que passou a ser exigido de uma ILPI: o cuidado continuado para o acolhimento e atendimento de um idoso dependente ou aquele egresso de hospitalização. Isso demanda a capacitação de seus profissionais para um adequado desempenho na função diante do perfil desses idosos, muitos sem apoio familiar ou de uma rede social.

 

Biografía del autor/a

Fabiana de Jesus Paulo Markarian, Gerontologia, PUC-SP

Fabiana de Jesus Paulo Markarian – Assistente Social. Mestra em Gerontologia, PUC-SP. Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social em Hospital Geral, Hospital das Clínicas.

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Gerontologia, PUC-SP

Doutorado em Ciências Sociais/USP-SP. Mestrado em Ciências Sociais/PUC-SP. Graduação em Pedagogia. Professora-titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Atuação na área da Educação, Ciências Humanas, Sociais e da Saúde e na área da Gerontologia. Líder do Grupo de Pesquisa ELO-Educação, Longevidade e Qualidade de Vida; e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação Social e Meio Ambiente, ambos certificados pelo CNPq.

Elisabeth Frohlich Mercadante, Gerontologia. PUC-SP

Elisabeth Frohlich Mercadante – Antropóloga e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia; Docente, Pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais: Antropologia/ FACHS/ PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa “Velhice, Espaços de Moradia, Arranjos Comunitários e Políticas Públicas”, certificado pelo CNPq.

E-mail: elisabethmercadante@yahoo.com.br

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Gerontologia, PUC-SP

Doutorado em Linguística, IEL/Unicamp. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem-LAEL/PUC-SP.  Graduação em Letras. Docente, pesquisadora filiada ao Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Participa de Grupos de Pesquisa: “ELO-Educação, Longevidade e Qualidade de Vida”; e “Velhice, Espaços de Moradia, Arranjos Comunitários e Políticas Públicas”, certificados pelo CNPq. 

Publicado

2015-03-30

Cómo citar

Markarian, F. de J. P., Silveira, N. D. R., Mercadante, E. F., & Lodovici, F. M. M. (2015). Instituições de Longa Permanência para Idosos como espaço socioeducacional: desafios e perspectivas. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 361–376. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p361-376

Número

Sección

Artigos