Instituições de Longa Permanência para Idosos como espaço socioeducacional: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p361-376Palabras clave:
Instituição de Longa Permanência, Idosos, Atuação Profissional.Resumen
Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) não é uma questão nova no Brasil. Essa modalidade institucional, entretanto, necessitou ser expandida devido ao aumento significativo da população idosa, e ser reconfigurada em suas funções dadas as mudanças na família brasileira, o que se torna de grande valia tentar compreender seu funcionamento atual. O objetivo deste estudo qualitativo, de caráter descritivo, é analisar o sentido socioeducacional de uma ILPI ― uma formulação problematizada e dinâmica da articulação entre traços relevantes do perfil de seus residentes e do perfil de profissionais que nela atuam. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de revisão bibliográfica e análise documental na área das Ciências Humanas e da Saúde, incluindo publicações em mídia digital. Os resultados das análises destacam a questão do entendimento sobre o cuidado, em particular aquele que passou a ser exigido de uma ILPI: o cuidado continuado para o acolhimento e atendimento de um idoso dependente ou aquele egresso de hospitalização. Isso demanda a capacitação de seus profissionais para um adequado desempenho na função diante do perfil desses idosos, muitos sem apoio familiar ou de uma rede social.