Instituições de Longa Permanência para Idosos como espaço socioeducacional: desafios e perspectivas

Autores

  • Fabiana de Jesus Paulo Markarian Gerontologia, PUC-SP
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Gerontologia, PUC-SP
  • Elisabeth Frohlich Mercadante Gerontologia. PUC-SP
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Gerontologia, PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p361-376

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência, Idosos, Atuação Profissional.

Resumo

Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) não é uma questão nova no Brasil. Essa modalidade institucional, entretanto, necessitou ser expandida devido ao aumento significativo da população idosa, e ser reconfigurada em suas funções dadas as mudanças na família brasileira, o que se torna de grande valia tentar compreender seu funcionamento atual. O objetivo deste estudo qualitativo, de caráter descritivo, é analisar o sentido socioeducacional de uma ILPI ― uma formulação problematizada e dinâmica da articulação entre traços relevantes do perfil de seus residentes e do perfil de profissionais que nela atuam. O desenvolvimento da pesquisa se deu por meio de revisão bibliográfica e análise documental na área das Ciências Humanas e da Saúde, incluindo publicações em mídia digital. Os resultados das análises destacam a questão do entendimento sobre o cuidado, em particular aquele que passou a ser exigido de uma ILPI: o cuidado continuado para o acolhimento e atendimento de um idoso dependente ou aquele egresso de hospitalização. Isso demanda a capacitação de seus profissionais para um adequado desempenho na função diante do perfil desses idosos, muitos sem apoio familiar ou de uma rede social.

 

Biografia do Autor

Fabiana de Jesus Paulo Markarian, Gerontologia, PUC-SP

Fabiana de Jesus Paulo Markarian – Assistente Social. Mestra em Gerontologia, PUC-SP. Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social em Hospital Geral, Hospital das Clínicas.

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Gerontologia, PUC-SP

Doutorado em Ciências Sociais/USP-SP. Mestrado em Ciências Sociais/PUC-SP. Graduação em Pedagogia. Professora-titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Atuação na área da Educação, Ciências Humanas, Sociais e da Saúde e na área da Gerontologia. Líder do Grupo de Pesquisa ELO-Educação, Longevidade e Qualidade de Vida; e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação Social e Meio Ambiente, ambos certificados pelo CNPq.

Elisabeth Frohlich Mercadante, Gerontologia. PUC-SP

Elisabeth Frohlich Mercadante – Antropóloga e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia; Docente, Pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais: Antropologia/ FACHS/ PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa “Velhice, Espaços de Moradia, Arranjos Comunitários e Políticas Públicas”, certificado pelo CNPq.

E-mail: elisabethmercadante@yahoo.com.br

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Gerontologia, PUC-SP

Doutorado em Linguística, IEL/Unicamp. Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem-LAEL/PUC-SP.  Graduação em Letras. Docente, pesquisadora filiada ao Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP e Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Participa de Grupos de Pesquisa: “ELO-Educação, Longevidade e Qualidade de Vida”; e “Velhice, Espaços de Moradia, Arranjos Comunitários e Políticas Públicas”, certificados pelo CNPq. 

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Markarian, F. de J. P., Silveira, N. D. R., Mercadante, E. F., & Lodovici, F. M. M. (2015). Instituições de Longa Permanência para Idosos como espaço socioeducacional: desafios e perspectivas. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 361–376. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p361-376

Edição

Seção

Artigos