A pessoa idosa e as tecnologias digitais: o que a bibliografia revela no caso do Brasil de 2007 a 2017

Autores

  • Leydiane Ribeiro da Conceição Mestre em Economia Doméstica, Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, UFV. Atualmente é pesquisadora colaboradora na Universidade Federal de Viçosa.
  • Amelia Carla Sobrinho Bifano Economista Doméstica (UFV). Psicóloga (FAVIÇOSA). Mestre em Engenharia de Produção, Engenharia do trabalho e desenvolvimento de produto (UFMG). Doutora em Engenharia/Engenharia de Produção/TTO, Trabalho, Tecnologia e Organização (Escola Politécnica, USP), Professora Associada DED/UFV. Líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano, Social e Vida Cotidiana, Coordenadora do Laboratório INTERFACES. Filiada à Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Economia Doméstica. Viçosa, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p625-642

Palavras-chave:

Envelhecimento, Pessoa Idosa, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

Este artigo propõe identificar a produção científica acerca do cenário das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na vida cotidiana da pessoa idosa no Brasil, a qual se enquadra hoje na posição de imigrante digital, relativamente ao período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo “estado da arte”, com abordagem quantitativa. Os resultados demonstraram que, apesar do reduzido número de publicações até então, tem-se percebido, nesse período, um crescimento da pesquisa no tema no Brasil. Palavras-chave: Envelhecimento; Pessoa Idosa; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Biografia do Autor

Leydiane Ribeiro da Conceição, Mestre em Economia Doméstica, Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, UFV. Atualmente é pesquisadora colaboradora na Universidade Federal de Viçosa.

Mestre em Economia Doméstica, Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, UFV. Bacharela em Economia Doméstica, mesma instituição. Atualmente é pesquisadora colaboradora na Universidade Federal de Viçosa e está no quarto semestre do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná. É membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano, Social e Vida Cotidiana, UFV. Viçosa, MG, Brasil.

 

Amelia Carla Sobrinho Bifano, Economista Doméstica (UFV). Psicóloga (FAVIÇOSA). Mestre em Engenharia de Produção, Engenharia do trabalho e desenvolvimento de produto (UFMG). Doutora em Engenharia/Engenharia de Produção/TTO, Trabalho, Tecnologia e Organização (Escola Politécnica, USP), Professora Associada DED/UFV. Líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano, Social e Vida Cotidiana, Coordenadora do Laboratório INTERFACES. Filiada à Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Economia Doméstica. Viçosa, MG, Brasil.

Economista Doméstica (UFV). Psicóloga (FAVIÇOSA). Mestre em Engenharia de Produção, Engenharia do trabalho e desenvolvimento de produto (UFMG). Doutora em Engenharia/Engenharia de Produção/TTO, Trabalho, Tecnologia e Organização (Escola Politécnica, USP), Professora Associada DED/UFV. Líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano, Social e Vida Cotidiana, Coordenadora do Laboratório INTERFACES. Filiada à Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Economia Doméstica. Viçosa, MG, Brasil.

 

Referências

Bersch, L. J. (2009). Internet e terceira idade: consumo e efeitos em usuários do extremo Oeste do Paraná. (110f.). Dissertação de mestrado. Curso de Comunicação Social, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4377.

Borges, G. M., Campos, M. B., & Silva, L. G. C. (2015). Transição da estrutura etária no Brasil: oportunidades e desafios para a sociedade nas próximas décadas. In: Ervati, L. R., Borges, G. M., & Jardim, A. P. (Orgs.). Mudança demográfica no Brasil no início do século XXI: subsídios para as projeções da população, 138-151. Rio de Janeiro, RJ: IBGE.

Brito, R. (2012). A utilização do computador e internet por idosos. In: Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação, 2. Lisboa, Portugal, 1195-1207. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/358.pdf.

Camarano, A. A., Solange Kanso, S., & Mello, J. L. (2004). Como vive o idoso brasileiro? (cap. 1, 25-73). In: Camarano, A. A. (Org.). Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea.

Dellarmelin, M. L., Froemming, L. M. S. (s/d). Vovôs conectados: Análise da utilização das Redes Sociais pelos Idosos. XV Mostra de iniciação científica, pós-graduação, pesquisa e extensão. Programa de Pós-Graduação em Administração, UCS. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/ mostraucsppga/xvmostrappga/paper/viewFile/4195/1375.

Dellarmelin, M. L., Balbinot, V. A., & Froemming, L. M. S. (2017). Análise do comportamento e utilização das redes sociais pelos idosos. Revista Sociais e Humanas, 30(1), 174-184. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://dx.doi.org/10.5902/2317175824669.

Dias, I. (2012). O uso das tecnologias digitais entre os seniores: Motivações e interesses. Sociologia, problemas e práticas, 68, 51-77. Recuperado em 30 março, 2019, de: DOI: 10.7458/SPP201268693.

Farias, J. S., Vitor, T. da L., Lins, P. V., & Pedroza Filho, L. E. A. (2015). Inclusão digital na terceira idade: um estudo sobre a propensão de idosos à adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Pedro Leopoldo, RS: Revista Gestão & Tecnologia, 15(3), 164-188. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://core.ac.uk/download/pdf/79177819.pdf.

Ferreira, M. A. S., & Alves, V. P. (2011). Representação social do idoso do Distrito Federal e sua inserção social no mundo contemporâneo a partir da internet. Rio de Janeiro, RJ: Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., 14(4), 699-712. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S1809-98232011000400009.

Ferreira, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, 79, (ano XXIII). Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

Franco, J. A., & Souza, D. A. (2015). Inclusão digital para pessoas de terceira idade: a importância do acesso à informação. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia Resende. Resende, RJ: Campus da Associação Educacional Dom Bosco. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/13722126.pdf.

Frias, M. A. E., Peres, H. H. C., Paranhos, W. Y., Leite, M. M. J., Prado, C., Kurcgant, P., Tronchin, D. M. R., & Melleiro, M. M. (2011). Utilização de ferramentas computacionais por idosos de um Centro de Referência e Cidadania do Idoso. São Paulo, SP: Rev Esc Enferm USP, 45(Esp.), 1606-1612. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700011.

Frias, M. A. E., Peres, H. H. C., Pereira, V. A. G., Negreiros, M. C. de N., Paranhos, W. Y., & Leite, M. M. J. (2014). Idosos em situação de rua ou vulnerabilidade social: facilidades e dificuldades no uso de ferramentas computacionais. Brasília, DF: Revista Brasileira de Enfermagem, 67(5), 766-772. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670514.

Goulart, D., Ferreira, A. J., Mosquera, J. J. M., & Stobäus, C. D. (2013). Inclusão digital na adultez tardia e o reencantamento da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 18(1), 137-152. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/20995.

IBGE. (2015). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios: Síntese de Indicadores 2015. (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ. (288 p.). Recuperado em 30 março, 2019, de:

_________________. (2018). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, PNAD. Rio de Janeiro, RJ. Recuperado em 30 março, 2019, de:

Kachar, V. (2010). Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. São Paulo, SP: PUC-SP: Revista Kairós-Gerontologia, 13(2), 131-147. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/viewFile/5371/3851.

Krug, R. R., Xavier, A. J., & D’Orsi, E. (2018). Factors associated with maintenance of the use of internet. EpiFloripa Idoso longitudinal study. Revista de Saúde Pública, 52, 37-52. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2018052000216.

Leite, J. X., & Azevedo, S. R. (2013). Idosos e Tecnologia: desafios na utilização das ferramentas do Facebook – um estudo do trabalho realizado na UNITI/UFF Campos. Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação lato sensu em Docência no século XXI. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.

Lindoso, Z. C. L., Cammarota, M. P., Argimon, I. I. L., Gomes, I., & Schwanke, C. H. A. (2011). Percepção subjetiva de memória e habilidade manual em idosos de uma oficina de inclusão digital. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol, 14(2), 303-317. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S1809-98232011000200011.

Lolli, M. C. G. S., & Maio, E. R. (2015). Uso da tecnologia por idosos: perfil, motivações, interesses e dificuldades. Sinop, MT, Brasil: Revista Educação, Cultura e Sociedade, 5(2), 211-223. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/1864.

Maciel, P. C. S., Pessin, G., & Tenório, L. C. (2012). Terceira idade e novas tecnologias: uma relação de possibilidades e desafios. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Niterói, RJ: Aninter. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/18140.

Machado, L. R. (2007). Metas motivacionais de idosos em inclusão digital. (118 f.). Dissertação de mestrado. Curso de Gerontologia Biomédica, Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2771.

Medeiros, F. L., Xavier, A. J., Schneider, I. J. C., Ramos, L. R., Sigulem, D., & d'Orsi, E. (2012). Inclusão digital e capacidade funcional de idosos residentes em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. EpiFloripa 2009-2010. Rio de Janeiro, RJ: Revista Brasileira Epidemiologia, 15(1), 107-122. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2012000100010.

Messias, A. R. (2014). O idoso no Facebook: sociabilidade e encontro geracional. In: Porto, C., & Santos, E. (Orgs.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar Campina Grande, PA: EDUEPB, 237-251. SciELO Books. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://books.scielo.org.

Miranda, L. M., & Farias, S. F. (2009). As contribuições da internet para o idoso: uma revisão de literatura. Interface - Comunic., Saúde, Educ., 13(29), 383-394. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000200011.

Moura, A. C., Gosling, M. de S., Christino, J. M.M., & Macedo, S. B. (2017). Aceitação e uso da tecnologia para escolha de destinos turísticos por pessoas da terceira idade: um estudo usando a UTAUT. São Paulo, SP: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 11(2), 239-269. Recuperado em 30 março, 2019, de: file:///C:/Users/Dados/Downloads/1277-Texto%20do%20artigo-3627-1-10-20170417.pdf.

Oliveira, C., Moura, S. P., & Sousa, E. R. (2015). TIC’s na Educação: a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na aprendizagem do aluno. Belo Horizonte, MG: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia da PUC Minas: Pedagogia em Ação, 7(1), 75-95. Recuperado em 30 março, 2019, de: file:///C:/Users/Dados/Downloads/11019-Texto%20do%20artigo-39666-1-10-20151207.pdf.

Orlandi, B. D. M., & Pedro, W. J. A. (2014). Pessoas idosas e a busca por informações em saúde por meio da internet. São Paulo, SP: PUC-SP: Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 279-293. Recuperado em 30 março, 2019, de: file:///C:/Users/Dados/Downloads/21740-55780-1-SM%20(1).pdf.

Osório, M. L. S., Souto, M. A. C., & Santos, C. M. S. (2013). Redes sociais e seu papel como elemento interativo na melhor idade. São Cristóvão, SE: Revista Edapeci, 13(3), 415-425. Recuperado em 30 março, 2019, de: DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.32545.335-338.

Pereira, C., & Neves, R. (2011). Os idosos e as TIC – Competências de comunicação e qualidade de vida. São Paulo, SP: PUC-SP: Revista Kairós-Gerontologia, 14(1), 05-26. Recuperado em 30 março, 2019, de: file:///C:/Users/Dados/Downloads/7099-17272-2-PB.pdf.

Prensky, M. (2001). (2001). Nativos Digitais, Imigrantes Digitais (Souza, R. de M. J., Trad. do orig. Digital natives, digital immigrants). Recuperado em 30 março, 2019, de: https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf.

Raymundo, T. M. (2013). Aceitação de tecnologias por idosos. (89f.). Dissertação de mestrado em Bioengenharia. Universidade de São Paulo, São Carlos, SP. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-27062013-145322/publico/TDE_TaiuaniMarquineRaymundo.pdf.

Rebelo, C. (2015). Utilização da Internet e do Facebook pelos mais velhos em Portugal: estudo exploratório. Observatório (OBS*) Journal, 9(3), 129-153. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/viewFile/773/731.

Silva, D. A. S., Pereira, M. M. O., & Ferreira, M. C. (2015). Terceira idade e tecnologia: um estudo sobre a utilização da internet e do comércio eletrônico. São Gotardo, RS: Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, 17, 61-87. Recuperado em 30 março, 2019, de: file:///C:/Users/Dados/Downloads/230-967-1-PB%20(1).pdf.

Silveira, M. M., Rocha, J. de P., Kümpel, D. A., Wibelinger, L. M., Pasqualotti, A., & Colussi, E. L. (2011). Ambientes de aprendizagem: significado na vida de idosos frequentadores de oficinas de informática. Porto Alegre, RS: Cinted-UFRGS, Novas Tecnologias na Educação, 9(1), 1-9. Recuperado em 30 março, 2019, de: DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21975.

Skura, I., Velho, A. P. M., & Francisco, C. C. B. (2013). Mídias sociais digitais e a terceira idade: em busca de uma ferramenta para a promoção da saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 16(4), 237-249. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/19679. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i4p237-249.

Tezza, R., & Bonia, A. C. (2010). O idoso e a internet: uma etnografia sobre interação e aprendizagem. Belo Horizonte, MG: Perspectivas em Ciência da Informação, 15(1),185-197. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://doi.org/10.1590/S1413-99362010000100011.

Virtuoso, J. F., Haupenthal, A., Pereira, N. D., Martins, C. P., Knabben, R. J., & Andrade, A. (2011). A produção de conhecimento em fisioterapia: análise de periódicos nacionais (1996 a 2009). Curitiba, PR: Fisioterapia em Movimento, 24(1), 173-180. Recuperado em 30 março, 2019, de: https://www.scielo.br/pdf/fm/v24n1/v24n1a20.

Verona, S. M., Cunha, C., Pimenta, G. C., & Buriti, M. de A. (2006). Percepção do idoso em relação à internet. Ribeirão Preto, SP: Temas em Psicologia, 14(2), 189-197. Recuperado em 30 março, 2019, de: http://pepsic.bvsalud.org/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2006000200007.

World Health Organization. (2005). Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization. Suzana Gontijo, Trad. Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde. (60p.). Recuperado em 30 março, 2019, de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Conceição, L. R. da, & Bifano, A. C. S. (2020). A pessoa idosa e as tecnologias digitais: o que a bibliografia revela no caso do Brasil de 2007 a 2017. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 625–642. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p625-642

Edição

Seção

Artigos