Uma leitura interseccional sobre o perfil sociológico de pessoas idosas que frequentaram disciplinas isoladas de graduação presencial em uma universidade federal

Auteurs-es

  • Eduardo Ramirez Meza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7122-2415
  • Marcelo Victor da Rosa Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i4p9-29

Mots-clés :

Geração, Educação, Interseccionalidade

Résumé

A leitura interseccional realizada sobre o perfil sociológico de 69 pessoas idosas, participantes de disciplinas isoladas de graduação presencial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, demonstra que, na constituição destes sujeitos, a categoria geração se intersecciona, especialmente, com marcadores sociais da diferença de gênero, raça/etnia e classe social. Os primeiros dados articulados entre si revelam a importância de se problematizar o contexto do micro (pessoa idosa) ao macro (práticas regulatórias que envolvem a velhice).

Bibliographies de l'auteur-e

Eduardo Ramirez Meza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da UFMS. Coordena o Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa/UFMS e chefia a Divisão de Planejamento da Extensão/UFMS.

 

 

Marcelo Victor da Rosa, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

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Publié-e

2022-07-18

Comment citer

Meza, E. R. ., & Rosa, M. V. da . (2022). Uma leitura interseccional sobre o perfil sociológico de pessoas idosas que frequentaram disciplinas isoladas de graduação presencial em uma universidade federal. Revista Kairós-Gerontologia, 24(4). https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i4p9-29

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