Relações internacionais e a nova fase do imperialismo: um diálogo entre Robert Cox e Nicos Poulantzas
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i28.18516Palavras-chave:
Estado. Robert Cox. Nicos Poulantzas.Resumo
Apresentaremos a teoria de Estado poulantziana como contraponto à ideia de “governança global” defendida por Robert Cox. Cox é um autor reconhecido por ter introduzido conceitos do marxista Antonio Gramsci no debate teórico das relações internacionais. Poulantzas destacou-se pela sistematização teórica acerca do Estado capitalista em Poder Político e classes sociais (1968). Em primeiro lugar, destacaremos a diferença entre o conceito de Estado de Nicos Poulantzas e Antonio Gramsci e investigaremos as demais influências teóricas de Cox. Em seguida, partiremos para a nossa critica a Cox em relação à análise sobre a internacionalização do Estado em função da suposta governança global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.