Lutas sociais e tradições de luta no Brasil nos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i25-26.18590Palavras-chave:
Lutas sociais, tradições de luta, sindicalismo, movimento popularResumo
Neste artigo faz-se um exercício de análise das lutas sociais no Brasil nos anos 2000, a partirde dados disponíveis das ações de protesto, como balanços de greves e ocupações de terra, ecronologia de conflitos sociais. Propõe-se, ainda, um diálogo entre a fisionomia atual das lutassociais e as principais tradições de organização e luta do país. Destaca-se a estrutura social eas experiências de luta como elementos explicativos da transmissão do patrimônio históricodos trabalhadores. Ademais, apresenta algumas reflexões para se pensar o caráter de classee a centralidade do movimento operário-sindical, popular e camponês no conjunto das lutassociais do Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.