Abertura econômica e ”democratização” na ponta do fuzil: a questão do Iraque e o chamado consenso sobre a democracia liberal no pós- Guerra Fria
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i17/18.18657Resumo
O processo de democratização do Iraque após a invasão estadunidense é a principal bandeira do governo de George W. Bush na “cruzada” empreendida no Oriente Médio, nachamada guerra contra o terrorismo e pela defesa dos “valores morais”. A mudança de
regime político imposta sob a mira de fuzis faz parte da estratégia de estender a órbita de influência dos Estados Unidos no mundo. O consenso da globalização, que une democracia ao neoliberalismo, constitui uma estratégia de contenção do declínio do poder dos Estados Unidos está associada à abertura de mercados, sem que estas mudanças dêem conta dos problemas internos do país ocupado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.