Lutas sociais e questões nacionais na América Latina: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i17/18.18659Resumo
P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }
Desde o final do século XX, a América Latina se tornou um habitat de novos movimentos sociais que, em sua maior parte, ao contrário do que afirmavam diversas teses sobre a chamada globalização, são fortemente orientados por nacionalismos de novo tipo. Tentarei apresentar uma distinção teórica entre ideologia nacional e nacionalismo, destacando a importância das diferentes apropriações sociais de ambos. Em seguida, examinarei como, a partir da própria composição social, estes movimentos se apropriam criativamente da questão nacional Enfim – e talvez aqui esteja a grande novidade destes movimentos – examinarei os modos como articulam a problemática nacional com um ideário e uma prática que transcendem os limites nacionais, apontando para uma espécie de novo internacionalismo, especialmente na América Latina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.